NDR divulga Cadernos Municipais feita por alunos da Unioeste

redimensionada

O Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, divulgou a versão atualizada dos Cadernos Municipais. A publicação, desenvolvida por acadêmicos do curso de Ciências Econômicas da Universidade sob a supervisão dos professores Jandir Ferrera de Lima e Lucir Reinaldo Alves, traz dados estatísticos sobre a economia municipal de diferentes municípios do Oeste do Paraná.

Nesse ano, um rol de municípios teve informações sobre desempenho econômico, o perfil da população, a evolução do desenvolvimento municipal e da gestão fiscal divulgados num conjunto de cadernos estatísticos; os dados possuem fácil compreensão e acesso a população. O rol inicial dos Cadernos com estatísticas municipais foi lançado com 25 municípios, o que deve ser ampliado nos próximos dias. Os cadernos estão disponíveis no site www.ndrunioeste.com.br

Os dados são coletados, compilados e tratados pelos acadêmicos de graduação em Ciências Econômicas, como uma atividade da disciplina Política e Planejamento Econômico. Após o tratamento das informações e sua organização é montado o caderno do município que fica na página do NDR para consulta pública. Assim, a atividade alia formação profissional com a publicação das informações que são relevantes para a comunidade regional.

Conforme o responsável pela atividade, o professor Jandir Ferrera de Lima, “a ideia de coletar e apresentar estatísticas municipais surgiu no âmbito do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) numa parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI)”. Essa parceria rendeu os boletins de conjuntura econômica regional, os cadernos municipais e publicações diversas. Os dados estatísticos apresentados nos cadernos servirão de subsidio aos gestores, lideranças e, sobretudo, a população municipal. Esses dados darão apoio à compreensão do processo de desenvolvimento e ao desempenho da economia dos municípios do Oeste do Paraná.

O Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) foi criado em 2014 e nesses últimos cinco anos vem prestando serviços, promovendo estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento regional. Sua atuação não se limita apenas ao Oeste do Paraná, pois atende demandas de entes públicos e privados de diferentes lugares do Brasil. Em termos de produção bibliográfica, os pesquisadores que atuam junto ao NDR possuem o maior quantitativo de publicações e citações em periódicos nacionais e estrangeiros na área de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste. Atualmente, a coordenadora do NDR é a professora Crislaine Colla, doutora em demografia pela UFMG e docente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio.

Texto: Jandir Ferrera de Lima

Foto: Divulgação