Professores de Cascavel recebem prêmio ADUC 2019

FOTO TODOS Easy Resize

Os docente homenageados foram escolhidos pelos próprios colegas da Campus.

No último mês, foi realizada a cerimônia de premiação ao Prêmio Professor ADUC 2019. A ADUC - Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) de Cascavel, desde o ano passado institucionalizou esse prêmio dentro da Unioeste e vêm na intenção de unir os professores, não só dentro de seus centros, mas como também de todo o Campus.

A celebração se deu acompanhada ao tradicional almoço em comemoração ao Dia Nacional do Professor, comemorado no dia 15 de outubro. Na ocasião, foram entregues os troféus e certificados. As votações foram no período de 12 de setembro até o dia 20 do mesmo mês.

O professor Dr. Vilmar Malacarne, é presidente da ADUC e explica que a premiação tem duas vertentes: a nomeação por Centro e do Campus. “Cada professor tem dois votos, um para um professor dentro de seu próprio centro. No total, serão escolhidos representantes de cada um dos cinco centros, e um docente que representa o Campus”.

Os Premiados:

- Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA):

Professor Dr. Acir Dias Da Silva, é graduado em Pedagogia pela Unioeste (1994), e docente da Universidade desde 1995. O professor declara o quão lisonjeado se sente em ter sido premiado pelas boas práticas dentro quanto à Instituição. “Do fundo meu coração espero ter saúde, discernimento mental para não cair nas armadilhas do ego e sobretudo, retribuir esse incentivo com mais trabalhos em prol de uma educação mais humana e próxima daqueles que realmente precisam da distribuição do conhecimento e presença fermentada da universidade”, conta o professor Acir.

- Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas (CCMF):

Professor Dr. Ralpho Rinaldo Dos Reis, é graduado em Química, e há 20 anos contribui com a Unioeste com a docência. “Esse ano completei 25 anos de magistério, e foi muito bacana ser reconhecido e lembrado para ganhar um prêmio. Dentro da Unioeste, tenho a agradecer aos vários cursos onde já trabalhei, que sempre me acolheram, principalmente ao meu Centro, pelo reconhecimento. É uma satisfação ter sido homenageado”.

- Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS):

Professora Dra. Ana Tereza Bittencourt Guimarães, está desde 2013 na Unioeste, é docente do curso de Ciências Biológicas e teve a honra de ser a representante de seu Centro. “Fiquei extremamente lisonjeada por ser contemplada com esse prêmio e ter sido reconhecida no meu Centro. Porém, acho que o prêmio deveria ser a todos os professores que vestem a camisa, ao coletivo. Por isso, esse prêmio não é meu. É a todos os participantes do CCBS.

- Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET)

Professora Dra. Tânia Stella Bassoi

A professora Tânia era professora do curso de Matemática, e foi homenageada na cerimônia pelos participantes, considerando que foi postumamente reconhecida nessa premiação.

- Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA):

Professor Dr. Luis Alberto Ferreira Garcia, se formou em Economia na Unioeste e está na Instituição há 32 anos como docente, e na ocasião, não pode estar presente. Ainda assim, demonstra sua alegria em ser escolhido para receber o Prêmio Professor ADUC 2019. “Na Unioeste forjei minha alma de professor, contribui como chefe do extinto Departamento de Economia, desempenhei funções importantes como as de assessor de projetos. Cresci, portanto, junto com ela e a vi tornar-se uma referência regional, nacional e internacional.  Acredito que o nosso trabalho será cada vez mais resultado do esforço e da competência coletiva e por isso, divido este prêmio com todos os meus colegas do CCSA, em especial com os colegas do meu Colegiado de Economia”.

E o professor premiado pelo Campus foi o professor Dr. Alexandre Almeida Webber, é o atual diretor do Campus de Cascavel, reitor eleito para o próximo mandato (2020-2023) da Unioeste e professor do CCMF, no curso de Odontologia. Está na Unioeste desde 1997, como acadêmico, e desde 2002 como docente. “Ser eleito pelo segundo ano consecutivo como professor ADUC do campus de Cascavel, é algo que me enche de orgulho! Pra minha carreira escolhi ser professor, e mesmo em meio às dificuldades financeiras nesse meu período de administração, as pessoas e professores ainda enxergarem em mim alguém que se dedica a Universidade, é gratificante. Acredito que esse prêmio é uma boa forma de confraternização entre os professores e que uns reconheçam o trabalho dos outros”, reitera o professor Alexandre.

Para o ano que vem, o professor Malacarne explica que a intenção é algo como ‘Oscar’, onde o troféu – desenhado pelo técnico administrativo da Unioeste, Alexandre Reis, seja algo de reconhecimento, e que possa cada vez mais unir os docentes da instituição.

Texto: Amanda Alves

foto premio Aduc