Primeiro Emprego: gestão estratégica para jovens de Beltrão

DSC 4794

Projeto de Extensão da Unioeste oferta a jovens gestão estratégica para ingressarem no mercado de trabalho

Em Francisco Beltrão, o dia 16 de outubro foi marcado pela formatura da 17ª turma do projeto de extensão da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) intitulado “Gestão estratégica para o primeiro emprego em Francisco Beltrão – PR”. O programa que teve início em 2010, há nove anos vêm mobilizando o colegiado do curso de Administração do campus.

A iniciativa surgiu após observarem uma grande preocupação dos jovens em garantir rapidamente uma colocação de qualidade no mercado de trabalho, a ponto de condicionar sua participação e permanência nesse mercado. A coordenadora do curso, professora Jucelia Appio Frizon explica que “o projeto evidencia as expectativas de trabalho dos jovens, contudo, muitas vezes essas expectativas são difíceis de serem atendidas. Além disso, muitos postos de trabalho não contratam esses jovens porque não são atendidos requisitos de educação formal e de experiência mínima para o desempenho da função”.

Visto isso, o programa formou, não somente os 33 alunos, mas também, ao longo de sua existência, mais de 460 estudantes que foram concluintes do projeto. Isso tudo buscando desenvolver ações que proporcionem o aumento da empregabilidade aos ingressantes ao mercado de trabalho.

Para atingir esse objetivo, o corpo docente do projeto de extensão vem para propiciar a qualificação técnica e comportamental do jovem para o mercado de trabalho, além de oportunizar a população, integrando o jovem às entidades de classe e parceiros do projeto.

Com isso, espera-se a intensificação do intercâmbio de experiências entre as instituições e os participantes do programa e do desenvolvimento das habilidades humanas, juntamente com as técnicas, nos participantes do projeto. Como também a valorização do curso e do profissional da Administração no âmbito das organizações parceiras e sociedade em geral e ampliação da capacidade das pessoas atendidas pelo programa em gerar renda individual e coletiva e manutenção da capacidade dos participantes ingressarem no mercado de trabalho.

Historicamente o projeto já teve mais de 1060 inscritos, e o projeto de extensão que iniciou para alavancar o colegiado de Administração e os jovens da região Sudoeste, e agora já assumiu um caráter permanente dentro da Universidade, buscando sempre contribuir com os jovens, ofertando oficinas que abordam conteúdos específicos e gerais de formação técnica e habilidades comportamentais.

Preferencialmente, atende-se alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade entre 17 e 24 anos. Outras informações podem ser obtidas pela página do projeto https://www.facebook.com/primeiroemprego2019/.

Texto: Amanda Alves

Foto: Divulgação