Viagem precursora do Projeto Rondon 2020 chega ao Oeste do Paraná

foto tirada por Junior

Ato de assinatura dos termos de cooperação entre o Ministério da Defesa, Governo do Estado, Municípios e Instituições de Ensino Superior (IES), aconteceu no Anfiteatro da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).

O Projeto Rondon, maior projeto de extensão universitária do país, terá entre os dias 16 de janeiro e 02 de fevereiro de 2020 sua base de operações no Oeste do Paraná. Com objetivo de desenvolver atividades extensionistas, cerca de 25 cidades receberão equipes para as atividades, onde irão  desenvolver ações que capacitem multiplicadores que possam atuar no desenvolvimento do município e melhorar a qualidade de vida da população. O projeto Rondon acontece todos os anos e é promovido pelo Ministério da Defesa.

Nesta operação estarão participando apenas IES paranaenses, e entre elas a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, que será representada por equipes dos Campi de Cascavel, Toledo e Francisco Beltrão.

A Operação "Yaguaru", como foi batizada, é precursora de um modelo que vem tentando ser implantado pelo Ministério da Defesa segundo o Vice-Almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, coordenador geral do Rondon. “Estamos sempre avançando, e o objetivo é termos um grande projeto, nacional, com cada estado da federação recebendo equipes, simultaneamente, com participação ativa das universidades e comunidades. A operação Yaguaru é precursora desse modelo, sendo que outras três operações estão previstas para 2020.” Relata.

O Governo do estado do Paraná, esteve representado pelo Superintendente de ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Aldo Bona, que agradeceu a confiança depositada pelo ministério ao desenvolver a operação no paraná. “Serão quatro instituições estaduais que tiveram os projetos aprovados e que serão desenvolvidos nessa operação. Além delas, instituições Federais e particulares também participarão, o que nos orgulha, pois estamos avançando cada dia mais nos projetos de extensão universitária. Já temos um projeto Rondon interno, paranaense, e que deu muito certo até agora.” Bona também citou a Unioeste, que teve três projetos aprovados no edital do projeto, sendo eles de Cascavel, Francisco Beltrão e Toledo. “A Unioeste, nossa Universidade do Oeste e Sudoeste, aqui representada por rondonistas e pelo reitor, Paulo Wolff, e tenho certeza que receberá de braços abertos todas as equipes da Operação. Tenham certeza que ajudaremos com muita disposição.” Conclui.

Muitos prefeitos estiveram presentes, representados pelo presidente da AMOP, Aparecido José Weiller Junior, Prefeito de Jesuítas, cidade que receberá uma equipe rondonista de Cascavel para desenvolvimento das ações.

Viagem Precursora

Na terça-feira (05) inicia a viagem precursora aos municípios que irão receber o projeto. Durante três dias, cada município irá receber dois professores de IES diferentes que irão atuar de forma conjunta na execução do projeto. Além de conhecer o município, os professores irão estabelecer parcerias com as secretarias municipais e organizar o local onde os acadêmicos ficarão alojados durante a execução do projeto. Nesta etapa são realizados os ajustes necessários para que as demandas dos municípios possam ser atendidas.

Texto e foto: Colaborador Victor Hugo Junior

foto tirada por Junior 2