Último dia de apresentações orais no 5º EAICTI

IMG 7437 Easy Resize

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Cascavel, realiza desde ontem (05) a quinta edição do Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (EAICTI) nas salas de aula do campus, em que acadêmicos dos cinco campi estão apresentando aos avaliadores as pesquisas desenvolvidas durante a academia.

O evento é de natureza multidisciplinar, que congrega todas as áreas do conhecimento e pretende avaliar e divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas/acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (Fundação Araucária) e pela Unioeste.

Emmily Spegiorin é acadêmica de Nutrição do campus de Francisco Beltrão. É a segunda vez apresentando trabalho e revela que o nervosismo esteve presente, porém menos intenso quanto ao primeiro. Seu tema era sobre “Hábitos alimentares e práticas de exercícios físicos de acadêmicos da área de saúde”, em que desenvolveu questionários com estudantes de Medicina e Nutrição, com idades entre 17 e 30 anos sobre como os hábitos e os exercícios físicos influenciaram na vida do indivíduo com o advento da universidade.

Cristine Kaufmann é acadêmica de do curo de Zootecnia do campus de Marechal Candido Rondon e pela terceira vez participou do evento. Trouxe como assunto a “Suplementação de Vitamina A sobre o desenvolvimento ósseo em pintainhos de corte dos 4 aos 21 dias de idade”. Para realizar as análises, quantidades de suplementos vitamínicos fizeram parte na dieta dos animais. Durante a pesquisas, foram atribuídos diferentes níveis de vitamina A, ao mesmo tempo acompanhando o nível de seedo (isto é, valor obtido ao se dividir o peso do osso por seu comprimento), a resistência de quebra dos ossos e o raio-x para comparar a estrutura óssea dos animais, e a partir desses testes, foi verificado qual o nível de suplementação foi benéfico a estas aves e que não venha prejudicar a avicultura do produtor” complementa Cristine.

Rariel dos Santos Cruz estuda Hotelaria no campus de Foz do Iguaçu. Apesar da primeira vez apresentando no Eaicti, o nervosismo nem chegou perto e por já estar acostumado em apresentar trabalhos, tudo foi tranquilo e dentro do que ele esperava. Abordando sobre “A hospitalidade e a hospedagem rural nos municípios de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu”, Rariel conta que começou a pesquisa fazendo um levantamento bibliográfico com documentos, livros e artigos. “Foi realizado também a vista in loco, isto é, fomos até os hotéis em que aplicamos um questionário aos proprietários dos estabelecimentos, para conhecer como funciona a rota de procura. Além do fato de que gosto do turismo rural e isso me motivou a fazer esta pesquisa.”

As apresentações de pesquisas que chegam a cerca de 500 continuam ainda hoje (06) até às 17h30 nas salas de aula do campus.

Texto: Luis Gustavo

Foto: Andréa Pasquetti