SESA conhece infraestrutura do Hospital Universitário

a4be5a0f 235c 42f1 a519 0e03ce2c7645

O diretor geral do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, professor doutor Edison Leismann, presidiu reunião com a participação do diretor de Gestão em Saúde, médico Vinicius Filipak,  membro estratégico na gestão estadual de saúde do Estado do Paraná.

O objetivo foi inteirar a Sesa das reais condições em atendimento de Urgência e Emergência do complexo hospitalar, antes da reunião maior que é o encontro com Grupo de Traumas do Comitê Regional de Urgências, que contará com participações de representantes-chave do HU, da 10 Regional de Saúde e do Complexo Regulador Macroeste.

Participaram da reunião no Huop todos os diretores: Clínicos, Sérgio Bader, de Enfermagem, Rafael Muniz de Oliveira, Pedagógico, professor doutor Allan Cezar Araújo de Oliveira e representantes de setores estratégicos do HU. Durante a manhã, além da exposição de pontos que envolvem a área, houve trabalhos de reconhecimento da infraestrutura do complexo hospitalar.  Estavam também na reunião o coordenador do Pronto Socorro,  Thiago Giancursi, diretor da Décima Regional, João Gabriel,  as coordenadoras do NIR, Joelma Terenci, coordenadora de Enfermagem do PS, Mirelle Antunes, de Internamento , Sabrina Silvestre, coordenador do SESMT, Miroslau Bailak e ainda assessor especial da Sesa, Ian Sonda e representando o Diretor Administrativo Rodrigo Suzuki Sidinei Aparecido dos Santos.

O diretor geral do HUOP, Edison Leismann, avaliou que a reunião não teve caráter de inspeção, mas sim do conhecimento de uma dada realidade que a Sesa necessita saber. “Estamos muito satisfeitos em mostrar esse grande complexo hospitalar, com todos seus pontos fortes e mais frágeis, que precisam ser vistos com toda a atenção necessária dos gestores de saúde de todas as instâncias”.

Além de reunir-se com a equipe administrativa, a equipe visitou alas inacabadas, como obras de ampliação do Pronto-Socorro do HUOP, cujo prazo de entrega terminou no início de outubro. O prédio está pronto, mas não é entregue pela construtora porque faltam repasse R$ 474.694,34. Com 1.428 metros quadrados, a obra do HUOP tem 27 leitos, com custo de R$ 2,5 milhões e tem uma área de 1.428 m², mas está fechado. O grupo também visitou o prédio da Ala de Queimados, também em fase de entrega e obras na ala materno-infantil e áreas que estão em pleno funcionamento no complexo hospitalar.

Impressões do HUOP

Para o diretor de Gestão em Saúde do PR, a reunião foi fundamental antes da discussão maior, já que o complexo hospitalar é o maior da região, único a atender inteiramente pelo SUS e também hospital-escola o que exige atendimento de alta complexidade. “O importante é conhecer a infraestrutura do HUOP, suas reais possiblidades e necessidades, para atender a demanda de urgência e emergência da macrorregião. Além desse fator, o HUOP é um hospital-escola de atendimento de alta complexidade”

Filipak ressaltou ainda que conhecer a realidade de perto e ouvir o que os gestores do Hospital têm a dizer sobre o tema central da reunião regional foi  essencial “ O HUOP é fundamental para toda a região, além de funcionar em sistema de alta complexidade, que lhe confere o status de hospital-escola”.

A direção em Gestão Saúde da SESA, criada esse ano, é responsável pela gestão assistencial, contratos, convênios, programação orçamentária e pagamento de prestadores de serviços no SUS, auditoria, controle e avaliação e regulação de acesso, e gestão de Hospitais e unidades assistenciais próprios da SESA; conforme as diretrizes a Sesa preza pela ética, transparência, competência, compromisso  e senso democrático.

A missão da Secretaria da Saúde do Paraná é formular e desenvolver a Política Estadual de Saúde, de forma a organizar o SUS no Paraná, exercendo sua função reguladora, garantindo atenção à saúde para a população com qualidade e equidade.

Quem é o diretor

O  diretor  de  Gestão em Saúde, médico Vinicius Filipak,  foi Médico do Serviço de Resgate Aero médico em Curitiba, atividade ininterrupta de 2007 a 2016; diretor de Política de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, de 2011 a 2018, responsável pelo planejamento estratégico, implantação e monitoramento da Rede de Urgência e Emergência do Estado do Paraná e do Complexo Regulador do Estado do Paraná.

Tem experiência em gestão de equipes de saúde em serviços de urgência e em atividades de planejamento organizacional e gestão de serviços médicos de urgência; “O nosso objetivo e levantar a situação e apontar medidas mais urgentes de solução de crise, para depois traçarmos um plano que contemple a Sesa, o HUOP, os municípios.

Texto: Mara Vitorino

Foto: Mara Vitorino