Unioeste recebe representantes do Projeto Rondon

IMG 7351 Easy Resize

O Projeto Rondon está na fase “Viagem precursora” que consiste na visita dos professores que coordenarão às equipes de rondonistas aos municípios para ajustar, com as lideranças municipais e as prefeituras, as ações que serão realizadas pela Universidade durante a operação, de forma a atender as reais necessidades de cada município.

Hoje (05), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu três representantes do Projeto Rondon para executar e acompanhar o processo, sendo eles, o coordenador regional do projeto Comandante José Antônio, o adjunto do projeto Tenente Denilson da Costa, e o sargento Sgaraboto da Casa Militar.

O comandante José Antônio explica que os professores já estão em reunião com os secretários municipais realizando propostas de trabalho, e a partir desse levantamento, vão decidir qual tipo de rondonista será selecionado. Serão 252 rondonistas. “Nesse período aproveitamos para fazer a parte administrativa do alojamento, para dar continuidade a preparação, e ao mesmo tempo, verificar com os órgãos de governo como estão as tratativas, porque são envolvidos vários convênios”.

Neste momento também é definido o apoio logístico (alojamento, alimentação e transporte no interior do município) que será prestado aos rondonistas, e também estão sendo analisadas as possibilidades dos locais de cerimônia de abertura e encerramento.

A próxima fase é a seleção dos alunos. A preparação das equipes é de responsabilidade das instituições de ensino e deverá respeitar os ajustes feitos durante a viagem precursora. “Agora os professores vão realizar essa seleção dos alunos e tem o prazo de até 22 de novembro pra mandar a relação”.

Sobre o Projeto

O Projeto Rondon é o maior projeto de extensão universitária do país e terá seus trabalhos realizados no Oeste do Paraná entre os dias 16 de janeiro à 02 de fevereiro.

O projeto, promovido pelo Ministério da Defesa, é uma ação do Governo Federal realizado em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, tem o objetivo de consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Texto: Ana Cauneto

Foto: Andréa Pasquetti