Unioeste: EAICTI apresenta cerca de 500 trabalhos de pesquisa

IMG 7262 Easy Resize

O Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação – EAICTI, vêm sempre na intenção de avaliar e divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas/acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, realizadas dentro da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A quinta edição teve início hoje (05) e a programação segue até amanhã.

O EAICTI é um evento multidisciplinar e multicampi, e o campus de Cascavel sedia essa edição. A organização é pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (Fundação Araucária) e pela própria Universidade.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Reginaldo Ferreira Santos declara que “o EAICTI é sempre um momento oportuno, onde a Universidade tem a possibilidade de mostrar aquilo que é feito e é relevante, não só para a formação deles, mas principalmente em função de atender alguns anseios da comunidade. Os trabalhos de iniciação científica normalmente são problemas e a procura dessa solução sempre traz algo útil para a sociedade”.

Os trabalhos apresentados durante o EAICTI passam pelo comitê científico composto por professores pesquisadores doutores da Unioeste, que integram o Comitê Assessor de Bolsas de Iniciação Científica. Estes trabalhos, se aprovados, são publicados nos anais eletrônicos do evento. A PRPPG institui o Prêmio de Iniciação Científica como forma de reconhecimento e estímulo aos alunos de Iniciação Científica, cujos trabalhos se destacarem em cada grande área do conhecimento.

Segundo Maria Lucia Bonfleur, coordenadora do EAICTI,  nessa edição têm em torno de 500 trabalhos a serem apresentados nesses dois dias. “Dentro da mobilização de organização, sempre buscamos custear a viagem dos alunos dos outros campi aqui para Cascavel, para cada vez incentivá-los mais, tendo em vista a situação nacional com relação a falta de incentivo e investimento quanto aos trabalhos científicos em desenvolvimento. E, para mais, mostrar que a nossa Instituição realiza e presa pela pesquisa e que ainda é presente em universidades de todo o país”, relata Maria Lucia.

Na manhã de hoje, o encontro contoucom duas palestras, uma com o Dr. Licio Augusto Velloso, professor da Unicamp, e a outra com o Msc. Jailton Ferreira do Nascimento, da Petrobrás. A programação ainda traz:

Na tarde de terça-feira: Sessões Orais de Apresentação de Trabalhos: Unioeste – Campus de Cascavel – salas de aula. E na quarta-feira: Das 08h30 até às 16h20, sessões Orais de Apresentação de Trabalhos: Unioeste – Campus de Cascavel – salas de aula. Após às 16h30, atividades específicas para os Comitês e Equipe da Pró-Reitoria executora do evento; avaliação final: reunião de avaliação final do evento 2019 com a participação dos membros do CIPIC/CIBITI e com o Comitê Assessor Externo do CNPq no auditório dos Conselhos Superiores - Reitoria

Todas as informações estão disponíveis do site do evento em: http://unioeste.br/eventos/eaicti.

Texto: Amanda Alves

Foto: Andréa Pasquetti