Unioeste promove curso de extensão em Carazinho-RS

Logotipo Unioeste CAMPUS FOZ

O Centro de Educação, Letras e Saúde (CELS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, está promovendo o curso de extensão “A Psicanálise em diálogos com a Educação: a aprendizagem e a indisciplina sob o olhar e Winnicott”. Esse projeto ocorrerá no Rio Grande do Sul na cidade de Carazinho, coordenado pelo professor João Correa. É a segunda vez que um projeto nesse formato é desenvolvido no município e atende um requisito importante das redes de ensino que é a formação continuada de professores.

O objetivo é proporcionar uma introdução ao pensamento psicanalítico de Winnicott, aproximando-o dos contextos escolares no processo de desenvolvimento da criança no ambiente dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco direcionado para os efeitos da indisciplina na aprendizagem escolar.

Trata-se de um curso oferecido por solicitação da direção escolar da EMEF Eulália Vargas Albuquerque da rede municipal de ensino de Carazinho/RS. O curso será oferecido no contexto da formação continuada em serviço. Ao todo, 20 vagas serão oferecidas.

O curso ocorrerá em dois módulos. O primeiro nos dias 27 e 28 de março e o segundo 24 e 25 de abril do ano que vem. As inscrições podem ser realizadas na coordenação pedagógica da EMEF Eulália Vargas Albuquerque.

MÓDULO 1: GESTO CRIATIVO E APRENDIZAGEM

27/03 – Apresentação da proposta do curso

Breve introdução aos conceitos básicos da psicanálise

O vocabulário de Winnicott