Curso de extensão “Os contos de fadas sob as lentes da psicanálise”

Logotipo Unioeste CAMPUS FOZ

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, está promovendo o curso de extensão “Os contos de fadas sob as lentes da psicanálise”. A proposta faz parte das atividades do grupo de pesquisa “Psicanálise e Educação”.

O objetivo é ampliar as reflexões acerca da Psicanálise e suas interfaces com a Pedagogia e a Educação, no sentido de melhor compreender a condição do sujeito e da infância na elaboração do seu psiquismo, abordando os contos de fadas a partir da perspectiva psicanalítica.

O curso ocorrerá nas datas: 30 de novembro e 14 de dezembro desse ano, e no ano que vem nos dias 29 de fevereiro, 28 de março, 25 de abril, 30 de maio, 27 de junho, 25 de julho, 29 de agosto e 26 de setembro. As inscrições devem ser enviadas no e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e o público alvo é discentes do Curso de Pedagogia e docentes do Ensino Fundamental ou da Educação Infantil.

O coordenador do curso, João Correia, explica que esse projeto ocorrerá de forma presencial a partir da leitura e interpretação desses contos previamente escolhidos, assim como os sugeridos pelos cursistas no andamento da atividade, acompanhadas de reflexões teóricas e conceituais localizadas no campo psicanalítico e conduzidas de forma dialogada.

Os conteúdos abordados serão: conceitos básicos da psicanálise, definição de contos de fadas, elementos psicanalíticos e os contos de fadas, sumário dos principais contos de fadas e suas respectivas versões, leitura e interpretação de contos de fadas, vídeos e documentários sobre os contos de fadas e olhares da psicanálise, e discussão teórica acerca dos conceitos psicanalíticos e suas contribuições para o entendimento da figura da criança e do adulto no espaço da fantasia.

Texto: Ana Cauneto

Foto: Divulgação