Toledo sedia Simpósio de Filosofia Contemporânea

aaa1 1

O Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), é um evento anual promovido pelo curso de graduação e pós-graduação em Filosofia, sendo expressão de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como de integração entre os cursos e os departamentos de Filosofia de outras universidades.

O evento está em sua 24 ª edição (ocorre desde 1996) e é visível sua influência sobre os acadêmicos do curso e sobre seu interesse na pesquisa e na atividade filosófica. A convivência com outros acadêmicos e docentes tem servido de incentivo em diversos âmbitos. Ele tem como suporte atividades como pesquisas; ciclos de palestras; grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e na Fundação Araucária; grupos de estudos; seminários; Grupo Pet Filosofia; e outras atividades afins, e, como tal, é expressão do trabalho e do desempenho de seus docentes, em nível interno e externo.

Esse Simpósio tem como objetivo geral promover um espaço de reflexão e debate filosóficos de reconhecido nível, na área de Filosofia Moderna e Contemporânea, de modo a aprofundar o já estabelecido diálogo entre os cursos de graduação e pós-graduação e a comunidade filosófica nacional e internacional. Com isso, entre a vasta lista de convidados do evento destacamos a participação das professoras Dr.ª Ilze Zirbel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Dr.ª Emanuela Scribano, da Università Ca’Fosari, de Veneza.

Na noite de 23 de outubro, a professora Ilze ministrou a palestra “Como trabalhar a filosofia feminista”; e nas manhãs de 23, 24 e 25 ministrou o minicurso “Filosofia feminista e suas especialidades”; temáticas que foram destaque durante o evento. Já a convidada internacional, a professora Scribano, ministrou a palestra “A identidade pessoal entre Spinoza e Hume: da consciência ao orgulho”, na noite de 25 de outubro e nas manhãs dos dias 23, 24 e 25 ministrou o minicurso “O Ceticismo e seus limites”.

Enquanto um momento de grande atuação e engajamento dos acadêmicos, no que diz respeito tanto à participação quanto à organização do evento e ao acolhimento de acadêmicos vindo de fora, ele também tem se mostrado um momento formativo ímpar. Estas são, certamente, algumas razões do sucesso dos simpósios anteriores e que justificam a sua continuidade.

Texto: Bruna Pasetto

Foto: Divulgação