Feira de Ciências realizada na Unioeste de Toledo

feira de ciencias Easy Resize

Anualmente, no mês de outubro, celebra-se a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), uma inciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações que tem por objetivo aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País.

Neste ano, a Semana está em sua 16ª edição e seu período oficial foi de 21 a 27 de outubro de 2019. A ideia foi criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Com esta perspectiva de disseminar a Ciência aos estudantes do município de Toledo durante a SNCT, uma equipe de professoras e professores do NECTO – Núcleo de Ensino em Ciências da Unioeste, Campus de Toledo, organizou em 2015 a I FECI-TOO: Feira de Ciências de Toledo. Sob a coordenação da professora Olga Maria Schimidt Ritter a feira contou com cerca de 55 projetos da rede de ensino de Toledo.

Em 2019, a III FECI-TOO foi organizada pela equipe sob a coordenação geral do professor Marcos de Moraes e a colaboração das professoras Marcia Borin e Silvia Beber e do professor Sandro Stolf, com o apoio de 32 acadêmicos e acadêmicas dos cursos de Química (Bac. e Lic.) e Engenharia Química com apoio financeiro do CNPq.

A Feira contou com a participação de 49 projetos, sendo 35 projetos das categorias 1 (6º ao 9º anos), 2 (1º e 2º anos EM e Técnico Profissionalizante) e 3 (3ºs anos EM e Subsequentes). A categoria 4 apresentou 10 projetos das escolas municipais e 4 projetos do ComQuímica, projeto coordenado pelas professoras Marcia, Olga e Rosana do NECTO.

Texto: Bruna Pasetto

Foto: Divulgação