Reunião sobre o Programa de Educação Especial

IMG 6626 Easy Resize

Na última sexta-feira (25), foi realizado no Mini Auditório I do campus de Cascavel da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), uma reunião do PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais.

Esse encontro veio para sistematizar encaminhamentos quanto à importância e atribuições destes profissionais no ensino superior (intérprete de libras e docentes AEE - Atendimento Educacional Especializado) que, posteriormente, será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação e ao Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

A coordenadora do PEE, professora Vera Lucia Ruiz Rodrigues da Silva, explica que convidaram toda a comunidade da Unioeste para participar, principalmente considerando que essa é uma questão que atinge todos os setores. “Nossa ação é muito vinculada ao ensino, influencia na atuação desses profissionais em sala de aula, o que repercute nos colegiados, centros e temos que possibilitar um ambiente de discussão na Universidade para que a partir disso, os profissionais possam contribuir para a constituição das atribuições e funções que atendam as necessidades no ensino superior para a educação especial”.

O Conselheiro de Educação do Estado do Paraná, Flávio Vendelino Scherer, esteve presente e afirma que “é muito importante que a universidade discuta essas políticas que atendem as minorias, a necessidade de fazer um esforço integrado, essa luta vale muito, vêm a somar, juntar forças. Na verdade, eu vim para ouvir os relatos e vermos onde podemos contribuir, pois é muito importante atendermos com maestria a todos”.

O PEE surgiu a partir da necessidade de garantir o atendimento às necessidades educacionais especiais, colocadas a partir do ingresso de pessoas com deficiência nesta instituição de ensino, encontra-se organizado na forma de colegiado composta por professores, funcionários técnicos administrativos e alunos. A maioria dos seus integrantes é constituída de pessoas com deficiência formadas na própria Unioeste e militantes do movimento social.

Texto: Amanda Alves

Foto: Andréa Pasquetti