Crianças do HU recebem naninhas produzidas na PIC

IMG 6534 Easy Resize

Os pequenos pacientes da Ala Pediátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, receberam nesta quinta-feira (24), pela manhã, naninhas confeccionadas à mão por presos da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC). Os presentes foram entregues por representantes   do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) e da PIC, em ato simbólico, na Direção Geral do HUOP.

No formato de bonecas e corações, os mimos foram doados por meio de parceria entre o Hospital e Depen/PIC, com participação do Conselho da Comunidade de Cascavel.

O Conselho da Comunidade é um órgão de execução penal do município criado em 1998 com a finalidade de dar assistência aos presos, planejar, acompanhar e executar projetos de ação comunitária ligados à prevenção da criminalidade, bem como organizar e administrar a prestação de serviço comunitário pelos sentenciados .

Coloridas, as naninhas foram feitas em tecidos de puro algodão, bordadas com desenhos infantis, e as almofadas em formato de coração, igualmente costuradas à mão.  O trabalho visa  promover a ressocialização, valorizar a arte, propiciar a remissão de pena e melhorar autoestima dos detentos, estimulados a realizarem trabalhos artesanais e artísticos.

O garoto Guilherme Fernando Schimtz Ferreira, de oito anos, paciente da ala pediátrica, abriu um sorriso quando recebeu seu presente. Internado há dias, acompanhado pela mãe Francielle Schmitz, o garoto mostrou felicidade e interagiu com toda a equipe.” Quando a gente está aqui, com um filho, um ato desses traz felicidade”, afirma a mãe.

O diretor da PIC, Henrique Dondoni, diz que é gratificante poder unir o processo de ressocialização dos presos com o benefício ao HU e à população usuária do Sistema Único de Saúde. “É uma emoção trazer alegria para essas crianças.” As naninhas são confeccionadas dentro das normas legais do Depen e da atual proposta de ressocialização das instâncias competentes do Governo do Paraná e do Ministério da Justiça.

O coordenador regional do Depen, Thiago Correia, diz que a união de esforços em torno de causas sociais tem duplo benefício, tanto dos presos, que fazem o trabalho com dedicação e carinho, e para quem recebe os presentes.

Já um dos  coordenadores do projeto no HUOP, Sidney   Alves, afirma que a Ala Pediátrica é um lugar de emoções fortes, pois o Hospital tem a grande responsabilidade de cuidar de crianças frágeis, “o carinho é fundamental. Ficamos muito agradecidos a todos”.  Inaugurada em 2002, a PIC tem  capacidade para 360 presos do sexo masculino, sendo uma das poucas nesses moldes no País. Na PIC, os presos trabalham, estudam, leem e são estimulados a desenvolver os seus talentos para o bem.

Participaram da entrega, Ademir de Moura, Divisão de Segurança Disciplinar, Thaís Franzini, assistente social da PIC, Sandra Bertelli, da Divisão de Ocupação e Qualificação da PIC, Patrícia Moraes, do setor administrativo e financeiro e também Adriana Pereira, da Divisão de Movimentação.

Texto: Mara Vitorino

Foto: Andréa Pasquetti