Troca de coordenação do Núcleo de Desenvolvimento Regional

Coordenacao NDR

A professora/doutora Crislaine Colla, docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA), assumirá a coordenação do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Unioeste - Campus de Toledo, à partir de 01 de novembro de 2019. A professora doutora Crislaine Colla substituirá o professor doutor Jandir Ferrera de Lima.

O NDR foi implantado efetivamente em 2014 e vem atuando na divulgação das atividades de pesquisa dos docentes e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Economia, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, do Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (GEPEC), do Grupo de Pesquisas em Transporte e Logística (TRANSLOG), GP-INOVA, entre outros.

Além disso, o NDR-Unioeste tem atuado para prestar serviços a municipalidades, empresas, organizações e a comunidade em geral. Ao longo desse percurso, um conjunto expressivo de dados e informações do Oeste do Paraná e seus municípios foi disponibilizado a comunidade e aos gestores regionais por meio do site web do NDR (www.ndrunioeste.com.br).

O NDR também conseguiu formar grandes parcerias, dentre as quais destacam:  a Fundação PTI - Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, a Associação das Coordenadorias das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (CACIOPAR), Conselhos Municipais, Prefeituras Municipais, Universidades nacionais e estrangeiras, o Instisul, o CNPQ, Programa Oeste em Desenvolvimento, e outros. Essas parcerias ajudaram muito na formação de bases de informações, na melhoria da infraestrutura disponibilizada aos discentes e pesquisadores, bem como no reconhecimento do trabalho feito na Unioeste em prol do Oeste do Paraná.

Segundo o professor Jandir Ferrera de Lima, “o NDR tem muito a agradecer aos colegas pesquisadores, aos discentes, aos bolsistas, as organizações regionais, ao gabinete da reitoria da Unioeste, em especial aos professores Paulo Sérgio Wolff e Moacir Piffer, que acreditaram nas potencialidades do NDR-Unioeste”.

Os materiais, dados, boletins de conjuntura, livros e produtos do NDR estão disponíveis no site do Núcleo.

A professora Crislaine Colla é doutora em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais - Cedeplar. Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Toledo. Pesquisas em andamento na área de Desenvolvimento regional e Demografia.

Texto: Jandir Ferrera de Lima

Foto: Divulgação