Seminário Internacional De Educação e Semana Acadêmica de Pedagogia

asd

O III Seminário Internacional de Educação e XXIII Semana Acadêmica da Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizado de 8 a 11 de outubro teve como tema central: “Educação e Conhecimento Científico: Construção e Resistência”. O evento foi uma promoção do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação do Campus de Francisco Beltrão. A comissão organizadora foi composta pelos professores Alexandra Vanessa de Moura Baczinski, Carlos Antônio Bonamigo, Sueli Ribeiro Comar, Suely Aparecida Martins e do Centro Acadêmico do curso de Pedagogia.

O evento objetivou oportunizar aos acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e ensino superior e pesquisadores da área da educação, espaço de reflexão e debate sobre os desafios e perspectivas para a educação escolar e o conhecimento científico na atualidade. Os debates e oficinas que aconteceram durante o evento contribuíram com a formação inicial e continuada dos acadêmicos e professores participantes, por meio do aprofundamento da reflexão em torno do conhecimento científico e seu papel transformador.

Durante a Semana Acadêmica houveram palestras, oficinas, minicursos, cine-debate, apresentação de trabalhos científicos, exposição de banners além de apresentações culturais realizadas por acadêmicos e a participação da Orquestra Sinfônica da UTFPR. Foram realizadas as exposições “Educomunicação: uma educação para as mídias”, organizada pela professora Carla Lavoratti e acadêmicos do 2º. ano do curso de Pedagogia e “O contato e a ausência: retratos, expressões e reflexões do conhecimento” de autoria de Ivan Matuck, acadêmico do curso de Pedagogia.

As conferências foram proferidas pelos professores: Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura – USP, que falou sobre “O processo de ensino e de aprendizagem a partir da perspectiva histórico-cultural”; Dra. Maria Francisca Elgueta e Dr. Eric Eduardo Palma Gonçales, da Universidade do Chile, cuja mesa redonda tratou do tema: “Implicações das reformas neoliberais para o Ensino Superior: Brasil e Chile”;  Dr. Gaudêncio Frigotto (UERJ) e Ms. Daniel Cara (USP), com o tema “Conhecimento Científico e Resistência“ e Dra. Célia Regina Vendramini (UFSC), tratando do tema: “A pesquisa e o conhecimento científico: a construção do pensamento crítico”.

O evento contou com a participação de aproximadamente 500 inscritos, entre acadêmicos de cursos de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e ensino superior, pesquisadores da área da educação.  Foram aprovados 156 trabalhos científicos para publicação nos anais.

O evento que está na terceira edição marcou o mês de outubro, quando é comemorado o Dia do Professor, propiciando através de suas atividades importante reflexão sobre os desafios contemporâneos da educação.

Texto: Prof. Caroline Cortelini Conceição

Foto: Divulgação