Após dois meses, Cesta Básica têm aumento de valor

8786

Nesse mês, foi registrado um aumento de 2,09% no valor da Cesta Básica de Alimentos de Cascavel – PR. No mês anterior, o valor registrado foi de R$ 351,89, e em setembro, R$ 359,25. Diferentemente do cenário nacional, segundo o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o custo da Cesta Básica diminuiu em 16 capitais. As principais quedas foram registradas em Fortaleza (4,63%), Curitiba (3,73%) e Brasília (3,10%). A única alta ocorreu em Recife (1,53%).

O estudo realizado pelo projeto de extensão da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) intitulado ‘Determinação mensal do custo de Cesta Básica de alimentação em Cascavel – PR’ concluiu que dos treze produtos pesquisados em Cascavel, oito apresentaram elevação de preços. Os itens que registraram maior variação positiva foram: banana (31,05%), farinha

de trigo (10,12%) e o óleo de soja (9,67%).

O aumento da banana foi resultado da baixa oferta da fruta dos tipos prata e nanica. O mercado do trigo mantém tendência alta, mas a colheita em andamento no Paraná e as importações não estão freando as reações nos preços. A demanda de trigo para produção de biodiesel foi o que resultou no aumento no preço do óleo, já que a oferta para consumo diminuiu.

Contudo, alguns valores tiveram queda, como por exemplo a batata (-20,90%), que registrou a maior queda nesse período. Para o DIEESE, mesmo tendo sido ofertada com uma qualidade inferior, a safra de inverno da batata abasteceu o mercado e diminuiu o preço no varejo. Outros itens com variação negativa foram o arroz (-9,66%) e o tomate (7,47%). No caso do tomate, as altas temperaturas maturaram o fruto mais cedo, o que elevou a oferta e diminuiu o preço no varejo.

Em comparação

Na regia o Sudoeste do Paraná, a Cesta Básica Individual aumentou apenas em Dois Vizinhos e a variação registrada no município foi de 1,72%. Os itens que registraram maior variação positiva foram: margarina (34,16%) e carne (11,37%). Pato Branco apresentou uma queda de 1,24%, tendo ocorrido uma maior variação negativa na batata (35,49%).

Em Francisco Beltrão a redução foi de 0,08% e a maior queda foi observada no tomate (28,77%). Apesar do aumento no valor da Cesta Básica de Alimentos, este ainda ficou abaixo dos valores das Cestas Básicas das capitais analisadas. Dessa forma, percebe que os custos de alimentação permanecem menores nas cidades do interior no Brasil.

Texto: Amanda Alves

CRÉDITO FOTO: https://images.app.goo.gl/H9duwdcK9iCznUyXA