Valor da Cesta Básica aumenta 1,72% em Dois Vizinhos

Segundo dados da pesquisa realizada mensalmente pelo curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, aos quais se agregam colaboradores nos municípios de Pato Branco e Dois Vizinhos, foi constatado que em setembro a cesta básica de alimentação apresentou redução no valor, pelo segundo mês consecutivo, nos municípios de Francisco Beltrão e Pato Branco de (-0,08%) e (-1,24%) respectivamente. Já Dois vizinhos, teve alta de (1,72%).

Dessa forma, o valor da cesta básica de alimentação em setembro foi de R$ 345,08, em Dois Vizinhos (R$ 5,84 a mais que em agosto); R$ 343,71 em Francisco Beltrão (R$ 0,27 a menos que em agosto); e R$ 322,42, em Pato Branco (R$ 4,04 a menos que em agosto). Sendo assim, Dois Vizinhos apresentou a cesta de maior valor médio enquanto Pato Branco a de menor valor médio.

Os produtos que apresentaram comportamento de baixa no Sudoeste do Paraná e que contribuíram para redução dos preços em setembro foram o tomate, batata e feijão. A baixa do preço do tomate se deve ao rápido amadurecimento do fruto e consequente ampliação da oferta. No caso da batata, a safra de inferno favoreceu a queda. E a normalização da oferta em face da importação contribuiu para a retração no preço do feijão.

Nos três municípios, o óleo de soja e a banana apresentaram elevação de preço. Isso se deve, no caso do óleo de soja, a desvalorização do real somada à elevação da demanda de tal produto para a produção de biodiesel. Quanto à banana, a alta ocorrida se deve à redução da oferta da banana do tipo nanica, o que contribuiu para a elevação do preço médio no varejo.

De acordo com o exposto, é possível observar que o salário mínimo nacional, tanto o bruto – este à exceção de Pato Branco, quanto o líquido, mostraram-se em setembro insuficientes para assegurar a aquisição da cesta básica de alimentação familiar nos três municípios em questão, considerando uma família de tamanho médio (dois adultos e duas crianças). Dessa forma, o salário mínimo necessário para a compra de alimentos e outros itens básicos foi de R$ 2.898,98 em Dois Vizinhos; R$ 2.887,47 em Francisco Beltrão e R$ 2.708,66 em Pato Branco.

batata inglesa

Texto: Ana Cauneto

Foto retirada site Portal T5: https://www.portalt5.com.br/noticias/geral/2019/5/214260-qual-e-a-mais-saudavel-batata-doce-ou-inglesa