Cursos da Unioeste recebem nota máxima no Enade

Logotipo Unioeste

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2018, divulgados na última quinta-feira (03) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), comprovam novamente a qualidade de ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Nesta edição, os cursos de Direito dos campi de Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão e o curso de Serviço Social do campus de Francisco Beltrão da Unioeste obtiveram nota cinco, a mais alta.

Outros três cursos da Unioeste tiraram nota 4 no exame. No campus de Cascavel: Administração e Ciências Contábeis; no campus de Foz do Iguaçu: Administração; no campus de Francisco Beltrão: Administração; no campus de Toledo: Serviços Sociais; e no campus de Marechal Cândido Rondon: Administração e Ciências Contábeis.

A pró-reitora de Graduação, professora Elenita Manchope explica que o exame faz parte dos componentes curriculares obrigatórios para a conclusão do curso. “O resultado está diretamente relacionado ao desempenho dos acadêmicos em relação aos conteúdos propostos no Projeto Pedagógico do curso e ao comprometimento de todos os envolvidos no processo formativo”.

Direito

O curso de Direito coloca a Unioeste em destaque, ao ficar entre os 26 melhores cursos do Brasil, os 21 melhores cursos das Instituições de Ensino Superior públicas e os 8 melhores cursos de Direito das Universidades Estaduais.

A coordenadora do curso no campus de Foz do Iguaçu, Lissandra Aguirre, explica que o curso obteve o Selo de Qualidade OAB Recomenda – Instrumento em Defesa da Educação Jurídica Brasileira, dentre os 1212 cursos avaliados no país somente 16 cursos do Paraná obtiveram o prêmio. “Essa conquista é atribuída a qualidade do nosso corpo docente, 80% possui doutorado, ao projeto de curso que é pautado na realização de pesquisa, ensino e extensão e da participação dos alunos, que atuam de forma ativa no processo de ensino e aprendizagem e possuem um alto índice de aprovação no Exame da Ordem”.

Para a coordenadora do curso de Direito de Francisco Beltrão, Andréa Regina de Morais Benedetti, o conceito 5 é multifatorial. “Desde a seleção dos candidatos ainda no vestibular, cuja concorrência costuma ser alta, passando pelo fato do curso ser diurno e oportunizar uma imersão em pesquisa e extensão, chegando ao grau de excelência do corpo docente”.

Andréa afirma ainda, que no caso específico desta edição houve um empenho conjunto, de alunos(as) e professores(as), de modo a entender o Enade como o processo avaliativo importante. “Temos excelentes alunos(as) e professores(as) altamente qualificados. Nossos(as) alunos(as) se envolvem em estágios na área jurídica desde as séries iniciais, nossos professores dispõem e carga horária para preparar aulas, participar em eventos e com isto, enriquecer a formação acadêmica de todos”.

A coordenadora do curso em Marechal Cândido Rondon, Silvia Mattei, afirma que o curso de Direito tem alunos comprometidos com o aprendizado e que atendem aos chamados para as atividades de ensino, extensão e pesquisa. “Mais uma vez ser nota 5 no Enade traz uma sensação de alegria e realização profissional. O fundamental para a obtenção dessa nota no Enade é o compromisso que todos, professores e alunos, têm com a qualidade de ensino”.

Serviço Social

O curso de Serviço Social de Francisco Beltrão foi implantado no ano de 2015 e formou sua primeira turma no início deste ano.

No processo de reconhecimento do curso, recebeu a avaliação de 4,1 e já em sua primeira avaliação no Enade os alunos concluintes do curso receberam nota máxima. O professor Clério Plein é economista doméstico e foi o primeiro coordenador especial do curso. "É a colheita do que plantamos. E plantamos algo diferente na construção do curso de Serviço Social em Francisco Beltrão e estamos colhendo excelentes frutos, que são resultado de um trabalho feito à muitas mãos que estão comprometidas com a qualidade do ensino superior público".

Enade

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) juntamente com a avaliação institucional e a dos cursos de graduação. Tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes a respeito da realidade brasileira e mundial.

O conceito, uma escala de notas que vai até cinco, é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior, que também considera o corpo docente e infraestrutura da instituição. Os instrumentos do Enade são a prova, o questionário de impressões dos estudantes sobre a prova, o questionário do estudante e o questionário do coordenador(a) do curso.

Texto: Ana Cauneto

Foto: Divulgação