Central de Notícias

Pronto Socorro do HUOP funciona dentro da normalidade

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) informa que o Pronto Socorro está funcionando normalmente, atendendo os pacientes de urgência e emergência que são encaminhados via Central Estadual de Regulação de Leitos. A direção do HUOP e a coordenação do Pronto Socorro esclarece  que o HUOP é o único hospital de referência para tratamento clínico/cirúrgico, adulto/pediátrico nas diversas especialidades, para os 25 municípios que compõem a 10ª Regional de Saúde, e é referência em alta complexidade de ortopedia e neurologia para Macrorregião Oeste (Regionais de Toledo, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco), totalizando mais de 2 milhões de habitantes.

A direção elucida, ainda, que o Pronto Socorro é um lugar de passagem para diagnóstico inicial, devendo esses pacientes serem transferidos para alas, garantindo assim melhor qualidade na assistência à saúde.

Além dessa especificidade do PS, a diretoria do HUOP informa que, no momento, está aceitando pacientes para Internamento, conforme o número de vagas disponíveis, e os encaminhamentos por VAGA ZERO que não dependem do aceite médico em decorrência do risco que o paciente está exposto. O aceite de pacientes acima de sua capacidade física e humana de atendimento, implicam em condições que não garantiriam a segurança e o cuidado ideal para o tratamento do paciente em detrimento da superlotação. “Ressaltamos que no dia de hoje, recebemos a auditoria de leitos da 10ª Regional de Saúde, que constatou que o HUOP estava em sua capacidade plena de atendimento”, destaca a direção.

Conforme a direção geral do HUOP e a coordenação do Pronto Socorro, considerando a dinâmica da urgência e emergência, da central de regulação, e que a realidade do pronto Socorro e das enfermarias do complexo hospitalar é muito variável por ser a única referência da região, “e têm potencial de mudanças no seu quadro de leitos em curto espaço de tempo, o aceite de pacientes regulados via Central Estadual de Regulação de Leitos se faz necessário para garantir uma assistência de qualidade”, destaca a direção.

 As demais informações em relação a disponibilidade de leitos contratados pelo Estado, devem ser obtidas junto à 10ª Regional de Saúde.

Por: Mara Vitorino

IMAGEM HUOP

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.