Mais Saúde: leva mais de 5 mil pessoas ao Ciro Nardi

IMG 5186 Easy ResizeIMG 5172 Easy Resize

O ‘Mais Saúde’, desde 2016, traz para Cascavel um dia para que todos se conscientizem e sensibilizem quanto à obesidade e sobrepeso. Nesse sábado (28), a quarta edição foi realizada e uma parceria entre a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), o GAO – Grupo de Atenção à Obesidade e a Prefeitura de Cascavel.

O ‘Mais Saúde – Todos Juntos Contra a Obesidade’, desde sua criação, reúne no Centro Esportivo Ciro Nardi os moradores de Cascavel e região para um dia de interação entre população e instituições para conscientizá-los quanto à essa doença. Nesse ano, durante o dia, aproximadamente cinco mil pessoas passaram pelo encontro.

O evento contou com diversas atividades para todos os públicos, como caminhadas, passeio ciclístico, torneio de futsal, exames de prevenção, tipagem sanguínea, técnicas de respiração, ginástica, dança, yoga, orientações alimentares, práticas saudáveis, e outros.

Montagem 1

O organizador do encontro, coordenador pedagógico do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), Dr. Allan Cezar Araújo, conta que “a intenção é estimular o pessoal, desde às crianças com atividades lúdicas e dinâmicas, buscando até parcerias municipais com as secretarias para institucionalizar hábitos saudáveis nas escolas para que não tenham esses problemas na vida adulta”.

Um destaque nessa edição foram as ações destinadas ao público infantil, o Expresso Brincalhão trouxe para as crianças cama-elástica, mini-volei, mini-basquete, tênis de mesa, xadrez gigante, brinquedos infláveis, além de diversas gincanas e apresentações teatrais, com pinturas no rosto, cordas e túneis.

Montagem 2

Gincanas que inclusive não foram somente para as crianças, a fim de trabalhar com a comunidade as boas práticas físicas e alimentares. Para os vencedores, a premiação eram mudas de diversas plantas e frutas. Com isso, teve um fruta-break no meio da tarde para os participantes, além da distribuição de verduras para o pessoal no evento.

A lei que transforma o evento em parte do calendário municipal de Cascavel trouxe grandes benefícios para o encontro, não somente em visibilidade, mas em viabilidade para atingirem seus objetivos. Isso possibilita a interação entre às secretarias de educação, cultura e esportes, a 10º Regional de Saúde. E também pode propiciar caravanas para o evento, atingindo a macrorregião Oeste, com cidadãos de outras cidades como Iguatu, Corbélia, Braganey e outras.

O professor Dr. Allan demonstra a alegria em conseguir atingir uma população tão grande com o evento, e que para o ano que vem a intenção é abranger ainda mais. “A ideia é que a quinta edição aconteça no dia 26 de setembro de 2020, buscamos fortalecer ações de prevenção, institucionalizar e ordenar linhas de cuidado de sobrepeso e obesidade, para levar a comunidade e as instituições juntas na luta contra a obesidade”.

Índices

A obesidade é uma doença totalmente democrática que atinge a todas as camadas da população e que deve ser tratada. 55% da população brasileira está acima do peso e 20% está obesa. É necessário trazer profissionais para auxiliar no combate à obesidade.

Segundo dados, aproximadamente mais de 2 bilhões de pessoas têm sobrepeso ou obesidade, isso é, 30% da população mundial. Além do maior risco de doenças crônicas causadas pela obesidade, tais como diabetes, hipertensão e outras.

Texto: Amanda Alves

Foto: Andréa Pasquetti