Laboratório de Biotecnologia completa 10 anos de existência

O Laboratório de Biotecnologia Agrícola (LaBiotec) da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), foi criado pelo projeto BIOAGROPAR, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT)/FINEP, órgão federal ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A construção do Laboratório de Biotecnologia Agrícola iniciou em meados de 2007, e foi finalizada em agosto de 2009, sendo definitivamente ocupado em outubro daquele ano. O prédio possui 110 m2 e para seu pleno funcionamento foram ainda aportados recursos da Fundação Araucária e Fundo Paraná, ambos vinculados à Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado do Paraná (SETI), que somaram, no conjunto, aproximadamente R$ 500 mil.

O LaBiotec está localizado no Campus de Cascavel e sob a coordenação do professor, Luis Francisco A. Alves, são desenvolvidos projetos de pesquisa nas linhas de controle biológico e alternativo de pragas de importância regional da cultura da erva-mate, mandioca, soja, milho e também pragas da avicultura de postura e de corte. Todos os projetos são vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais. (PPRN), com cerca de 20 mestres e alguns doutores formados ou em formação, além de dezenas de alunos de graduação em Ciências Biológicas. Além disso, desde 2012, o LaBiotec também abriga a Coleção de Fungos Entomopatogênicos do Laboratório de Biotecnologia Agrícola da Unioeste (CFE Unioeste).

Ao longo desses 10 anos, o financiamento público (CNPq, Fundação Araucária e CAPES) tem sido essencial para os projetos. Contudo, existem parcerias com centros de pesquisa da Embrapa, Instituto Biológico, UEL, UTFPr e Universidad Nacional de Misiones (UNaM) e Instituto Nacional de Tecnología Agrícola (ambos da Argentina) e também com empresas privadas do Paraná e de outros estados do Brasil. Essas últimas têm sido responsáveis por parte considerável dos recursos para a pesquisa.

“Além da geração do conhecimento científico e formação de recursos humanos qualificados, alguns produtos de nossos projetos têm sido submetidos aos processos institucionais de transferência de conhecimento e tecnologia e já se encontram em fase de exploração comercial por empresas licenciadas, gerando recursos também para a Unioeste na forma de royalties”.

O LaBiotec também é campo de estágio curricular para estudantes do ensino médio, oferecendo treinamento aos alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto do curso de Meio Ambiente, há mais de 5 anos. “Nosso profundo agradecimento a todos os que estão ou estiveram na equipe do Labiotec, fazendo parte dessa história!”.
labiotec