Unioeste e Instituto Nacional promovem 1ª Jornada na Argentina

Dando continuidade ao projeto de pesquisa “Controle Biológico de Pragas da Erva-Mate”, desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA) da Argentina e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, nesta sexta-feira (27) será realizada a 1ª Jornada de Divulgación Científica – “producción de yerba-mate”, promovido pelo Instituto Nacional de la Yerba-Mate (INYM). Neste evento, na cidade de Eldorado, Misiones, Argentina, serão apresentados resultados dos projetos de pesquisa em andamento envolvidos com a temática da erva-mate: incidência e controle de pragas e fitopatologias, fertilidade de solo, sistema de produção, propagação de plantas, genética etc.

“Estaremos presentes no encontro, com a apresentação dos resultados do nosso projeto de controle biológico da ampola-da-erva-mate, a cargo da Dra. Maria Elena Schapovaloff, do INTA/Montecarlo, com participação de alunos do Programa de Pós-graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (PPRN).

Além disso, no sábado (28), o INYM preparou um encontro específico para os pesquisadores envolvidos com a problemática da erva-mate, de diferentes áreas e instituições. Nesse momento, iremos desenvolver a metodologia de trabalho e linhas de pesquisa com base nas demandas a serem apresentadas pelo INYM, de forma a se estabelecerem as futuras parcerias para os novos projetos de pesquisa que serão enviados e ao INYM para avaliação e o financiamento para 2020-2022, sempre contando com a participação de alunos do curso de graduação em Ciências Biológicas e do PPRN.”

Texto: Luis Francisco

IMG 20181217 WA0003