Programa Gestação Consciente: um ato de amor!

AAAAA

HUOP lança programa de humanização para gestantes

Com a participação de 28 gestantes, 17 acompanhantes, uma equipe de mais de 20 colaboradores e um “espaço kids” aconteceu na última terça-feira (17) o lançamento do programa “GESTAção Consciente: um ato de amor!” no Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP.

Iniciativa do HUOP  (Diretoria Administrativa, equipe de Enfermagem do Centro Obstétrico - CO, equipe Multiprofissional e Comissão de Humanização) o programa foi criado em conjunto com o Grupo Gesta Cascavel, a Secretaria de Saúde do Município de Cascavel - SESAU e da Liga Acadêmica de Educação e Saúde do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel. O trabalho é realizado por meio de uma rede de voluntários, que trabalha e realiza ações em prol da humanização do atendimento à gestante.

Por cerca de duas horas, as gestantes e os acompanhantes assistiram às palestras do primeiro encontro, “Fases do Trabalho de Parto” palestrada pela Doula Natália Vicari (Gesta Cascavel) e  pela Enfermeira Obstétrica Tatiana Terci (HUOP) e “Plano de Parto” palestrada por alunas da (Liga Acadêmica de Educação em Saúde), onde esclareceram dúvidas e tiveram acesso a muita informação. “Ficamos sabendo da reunião pelo facebook e nos organizamos. Gostamos muito, porque é nosso primeiro filho. Estamos muito felizes em estar aqui”, disse Mariana Soares Silva, 22 anos, grávida de 37 semanas, acompanhada do marido, Renan Bernardi, de 27 anos.

AA

Segundo o diretor geral do HUOP, Rodrigo Suzuki, idealizador e incentivador do programa, esta ação já vinha sendo discutida junto com o Centro Obstétrico e com a disponibilidade de outros voluntários o que estava no papel tomou corpo e hoje é uma realidade. “Eu comecei a entender melhor o processo da gestação e do parto a partir do nascimento do meu filho há três anos. Hoje como gestor vejo a importância de um atendimento mais humanizado e, principalmente, que a mulher tenha informações para ajudá-la a ter um parto mais consciente e tranquilo”.

O diretor ressalta que o programa tem como foco central a melhoria do fluxo do Centro Obstétrico, o empoderamento da mulher em relação ao parto e ambientar as gestantes ao complexo hospitalar (familiarização com a equipe e visita ao CO).

“Eu e minha amiga estamos na segunda gestação. Mas parece que estamos começando pois nunca tivemos tanta informação assim, mencionaram as amigas Viviane Kessler, 28, grávida de 25 semanas, e Jenifer Zilharva, de 27 anos, grávida de 28 semanas,

A coordenadora do CO, Nagmara Engel, disse que a informação antes do parto é um meio de esclarecer dúvidas da gestante, que muitas vezes vem para o Hospital muito antes do trabalho de parto ativo. “Estamos muito felizes com o alcance dessa ação, que está só começando e tem muito a crescer. O primeiro passo foi dado”, comemora. Ela elucida que o HUOP realiza 350 partos por mês, dos quais aproximadamente 60% são normais. Segundo ela, o Programa visa melhorar este índice. No HUOP, as gestantes fazem seu acompanhamento pré-natal no próprio hospital, sendo que dados do último mês demonstram a realização de 1554 consultas, das quais 1200 são do município de Cascavel e as demais de gestantes das cidades da região.

Já a coordenadora do Gesta Cascavel, Natália Vicari, diz ser uma grande alegria atingir mulheres atendidas pelo SUS, que não tem condições de pagar um atendimento personalizado sobre essas questões e sentem muita carência de informação. “É muito gratificante ver todo esse movimento em prol de uma mesma causa. No HUOP atualmente, não há espaço físico para acompanhamento das doulas nos partos devido ao grande fluxo de atendimentos, porém nós podemos atender essas mulheres antes do parto, levando informação, amor e segurança para que elas tenham um processo tranquilo” ressalta.

O programa, com encontros mensais, atualmente conta com a presença da Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Felicidade (Projeto Piloto) e tem sua divulgação nas outras 42 Unidades Básicas de Saúde do município de Cascavel (efetuadas pela SESAU), divulgação via redes sociais do HUOP (Instagram, Facebook e Youtube) e divulgação pelo Whatsapp (Grupos do Gesta Cascavel).

AAA

Cronograma das palestras (19:00h):

1º encontro - Fases do Trabalho de Parto (17/09/2019)

2º encontro - Como planejar o parto? (08/10/2019)

3º encontro - Amamentação (12/11/2019)

4º encontro - Saiba quais cuidados devem ocorrer durante o parto (10/12)

5º encontro - Cuidados com Recém-Nascido (14/01/2020)

6º encontro - Puerpério (11/02/2020)

7º encontro - Aspectos legais e direitos (10/03/2020)

8º encontro - Exercício físico, nutrição e cuidados bucais (14/04/2020)

9º encontro - Sinais de alerta e complicações (12/05/2020)

10º encontro - Parto Positivo: O que seu cérebro faz durante o trabalho de parto? (09/06/2020)