Servidores Aposentados da Unioeste são homenageados em evento

IMG 3107 Easy Resize

A Tv Imago projeto desenvolvido na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, realizou na tarde da última sexta-feira (13) uma homenagem simbólica aos aposentados 2019 da Instituição. O evento é realizado anualmente e durante o encontro 25 pessoas foram homenageadas e cerca de 20 foram convidados.

O encontro teve como objetivo reconhecer a trajetória dos servidores da universidade que se aposentaram este ano. Para o professor Acir Dias, diretor da Tv Imago, a ação é para valorizar o esforço de cada aposentado. “A ideia ganhou forma após muitos colegas começarem a se aposentar este ano e não termos tempo de nos despedir. A gente pensou: será que essas pessoas que contribuíram tanto tempo com a Instituição são apenas mais um número na estatística dos recursos humanos? ou são pessoas que vêm aqui e formam outras pessoas, que divide experiência, que divide afeto?”. Além disso, ele complementa que “a sensação é similar quando expressamos nossa gratidão alguém. De retribuir sem interesse em forma de homenagem toda a colaboração que estes servidores tiveram para com a Unioeste”.

Vera Lúcia Constantino Dal Osto foi técnica de Laboratório em Histologia e Embriologia durante 24 anos na Unioeste. Ela diz que ficou muito emocionada com a homenagem. “Isso é como se fosse um pagamento por todos os anos que estive na Unioeste. Enquanto participava da homenagem, toda a minha trajetória passava pela minha cabeça”. Ela ainda diz que assim como entrou pela porta da frente, sairá pela mesma porta. “A universidade vai deixar saudades e vou levar comigo todo mundo no meu coração”.

Lorena Moraes Goetem foi professora do Colegiado de Enfermagem da Unioeste durante 25 anos. Bastante alegre, participando da homenagem, ela diz  que “foi como ‘transpirar pelos olhos”. Para mais, ela fala sobre a trajetória na Universidade. “Estudei ainda quando era chamada de Fecivel e com o passar do tempo comecei a lecionar na atual Unioeste”.

Sandra Maria Gausmann Koerich trabalhou por 30 como técnica administrativa. Para ela  produção do evento foi algo magnífica. “É gratificante saber que tem pessoas na Unioeste que se se lembram da gente e de toda a nossa trajetória. Trabalhei na Instituição por 30 anos. Para a Universidade se transformar no que ela é hoje, foi uma luta muito grande, muita evolução. E acredito que as reivindicações de melhorias para a Unioeste serão constantes”.

Henrique Wagmaker é estagiário Tv Imago e participou da produção da homenagem aos aposentados. “Fizemos os telefonemas, as entrevistas e o convite para eles participarem nesta tarde da homenagem. Ver o resultado é muito gratificante e muito marcante aos homenageados.”

Durante o evento também tiveram apresentações do Grupo Danças Circulares comandado pela professora Sirlene Nistal. E uma apresentação musical de Brenda Rex Machado no violino; Ana Luíza Carvalho nos teclados e Jonathan Rex Machado no violão.

Texto: Luis Gustavo

Foto: Andréa Pasquetti