Central de Notícias

HUOP lança Programa Gestação Consciente

WhatsApp Image 2019 09 13 at 18.12.28

O Programa Gestação Consciente iniciativa do HUOP (Centro Obstétrico e Diretoria Administrativa), a Prefeitura de Cascavel, o Grupo Gesta de Cascavel e, a Liga Acadêmica de Educação e Saúde do curso de Enfermagem da Unioeste será lançado nesta terça-feira (17) as 19:00h, no Auditório de Licitações do HUOP.

O programa, que já vinha sendo discutido junto com o Centro Obstétrico, partiu do diretor administrativo do HU, Rodrigo Suzuki, após reuniões com o Gesta e com a coordenação do CO e profissionais engajados à causa.

O objetivo do programa é melhorar o fluxo do CO, ampliando o acesso das gestantes e seu acompanhante à unidade hospitalar, no que tange a informações sobre a gestação e a importância de saber o “momento certo” de ir para o Hospital.

O diretor elucida que essas ações visam garantir a qualidade e a segurança da mulher, com a realização de ações de orientações assertivas para a saúde da gestante.

O HUOP realiza 350 partos por mês, dos quais aproximadamente 60% são normais. O Programa visa melhorar este índice. No HUOP, as gestantes fazem seu acompanhamento pré-natal no próprio hospital, sendo os dados do último mês demonstram a realização de 1554 consultas, das quais 1200 são do município de Cascavel e as demais de gestantes das cidades da região.

Rodrigo Suzuki diz que o programa é exequível e o foco central é trazer as gestantes para serem orientadas no próprio complexo hospitalar, que conta com com espaço pedagógico para este fim. “Começamos alinhavar o programa com conversas com as enfermeiras do Centro Obstétrico e convidando também o Gesta Cascavel tendo como idéia inicial a bandeira de que se as gestantes viessem com mais informações sobre o processo de parto, isso poderia tornar o trabalho de parto menos prolongado (parto normal)” diminuindo a permanência hospitalar.

Outra proposta é permitir um parto mais humanizado, um momento que passa a ser prazeroso, compartilhado com a família e com o próprio bebê.  Os últimos detalhes para o lançamento do projeto foram tratados nesta sexta-feira, em reunião na direção geral do HUOP.

Participaram da reunião a coordenadora do Gesta, Natalica Vicora, e a coordenadora do CO, Nagnara Engel, representantes do HUOP, entre outros.

WhatsApp Image 2019 09 13 at 18.14.03

A gestante Luciane dos Santos Sperandi, de 28 anos, faz o acompanhamento no HUOP. Ela está de 39 semanas e quer ter a filha Larissa em Parto Normal. Ontem, ela já recebeu material didático e conversou com o grupo Gestação Consciente. “Fico emocionada em receber esse atendimento”, disse ela, que ficou orgulhosa em posar com o grupo nas fotos. “Eu não tinha feito nenhuma foto e isso vai entrar para minha história”.

A enfermeira obstetra Alessandra Christian Engles Reis explica que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece em até 15% a proporção recomendada, no Brasil esse percentual chega a 57%. Grande parte dessas cesarianas são feitas de forma eletiva, sem fatores de risco que justifiquem a cirurgia, e antes de a mulher entrar em trabalho de parto.

O Programa consistirá em ações afirmativas junto às gestantes e também às Unidades Básicas de Saúde. Inicialmente, será feito um trabalho com o Grupo de Gestantes da Unidade de Saúde Básica do Bairro Santa Felicidade com o grupo de 35 mães.

No ano passado, com o objetivo de aumentar a diferença de cesarianas em favor do parto normal e evitar partos cirúrgicos desnecessários, o Ministério da Saúde criou um sistema de monitoramento on-line para acompanhar a quantidade de cesáreas feitas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Mara Vitorino.

Foto:Mara V.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.