Grupo é premiado em evento internacional e firma parceria com Europa

O Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (Gesoma) liderado pelo pesquisador e professor Dr. Affonso Celso Gonçalves Jr., do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, esteve visitando a University of Amsterdam - Science for Energy and Sustainability onde mais uma parceria científica internacional foi firmada para o desenvolvimento de trabalhos inovadores na área de remediação e descontaminação de compartimentos ambientais.

O professor Affonso esteve juntamente com seu orientado de mestrado Élio Conradi Junior, apresentando as linhas de pesquisa inovadoras desenvolvidas atualmente pelo Gesoma. Este convite surgiu por parte de pesquisadores holandeses interessados em desenvolver trabalhos científicos em parceria com a equipe liderada pelo professor Affonso, visando também o intercâmbio de pesquisadores entre Brasil e Holanda.

A

Posteriormente Affonso e Élio foram a Lisboa (Portugal) participar do 9º International Conference on Environmental Pollution and Remediation que ocorreu de 19 a 20 de agosto. O evento foi organizado por pesquisadores canadenses e teve a participação de mais de 20 países. Este evento, fez parte do 5º World Congress on New Technologies (NewTech'19).Nesse congresso científico foi apresentado dois trabalhos desenvolvidos pelo Gesoma intitulados: ‘Removal of Pb2+ and Cd2+ from contaminated water using activated carbon from canola seed wastes’ e ‘Use of lysimeters to evaluate the atrazine dynamics in soil cultivated with maize’.Conforme o pesquisador Affonso, o grupo recebeu a informação que o trabalho ‘Use of lysimeters to evaluate the atrazine dynamics in soil cultivated with maize’ foi escolhido o melhor trabalho científico do International Conference on Environmental Pollution and Remediation 2019.

Affonso ressalta que os trabalhos científicos desenvolvidos pelo Gesoma tem o foco em um ambiente sustentável onde se reaproveita resíduos da agroindústria que certamente seriam descartados como lixo e se transforma estes materiais em produtos adsorventes ou carvões ativados que podem ser utilizados com grande eficácia na descontaminação de águas. “Certamente hoje, a poluição hídrica representa um problema de grande magnitude no mundo todo”, explica.

B

Outros trabalhos inovadores sob orientação do professor Affonso estão relacionados à contaminação de solos e águas pelo transporte de agrotóxicos no perfil de solos cultivados e sendo assim o Gesoma propõe uma avaliação desta problemática utilizando lisímetros de percolação e sucção.

Segundo o professor Affonso, o desenvolvimento sustentável não pode ser considerado um sistema estático de harmonia, mas sim um processo dinâmico de constante transformação no qual a exploração de recursos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e definição de políticas devem ser realizadas de modo consistente com as expectativas de futuro, mas sem perder o foco nas atividades e necessidades presentes. “O sucesso de todos estes projetos é fruto de um efetivo trabalho em equipe e parcerias científicas, pois sem isso não é possível o desenvolvimento da ciência e tecnologia de forma ética e eficaz. O Gesoma tem apresentado um excelente desenvolvimento científico na área de ciências ambientais em virtude dos projetos aprovados nos últimos anos e das inúmeras parcerias internacionais com diversas universidades europeias, como Alemanha, Portugal, Espanha e agora Holanda”.

CD