Unioeste promove 12ª edição da Mateada

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, promoverá no dia 20 de setembro a 12ª edição da Mateada quando também é comemorado o Dia do Gaúcho. O evento vai ocorrer a partir das 17 horas no prédio na Associação do Docentes da Unioeste de Cascavel (Aduc).

O encontro é realizado anualmente de forma gratuita e aberto ao público. Estão convidados o CTG Estância Colorada; o CTG Rodeio da Tradição; as torcidas organizadas dos times de futebol do Grêmio e do Internacional e outras entidades da cidade. Haverá música com gaiteiros e violeiros da cidade.

A comida que será servida é o carreteiro à moda gaúcha e a costela fogo de chão. O evento tem parceria com a empresa Terra Mate, que oferecerá toda a estrutura do chimarrão distribuída na comemoração.

O professor da Unioeste e presidente da Aduc, Vilmar Malacarne, explicou que o evento se justifica por ser a Mateada uma tradição gaúcha e que na Universidade há muitos servidores dessa região do País. “Fizemos esse evento devido a uma parte muito significativa da colonização do Oeste do Paraná ter sido feita por gaúchos. Dentro da Unioeste acontece a mesma coisa, parte do corpo docente e discente do campus de Cascavel é gaúcha, filho ou neto de alguém que é ou faz parte da tradição”, conclui.

Texto: Luis Gustavo

mateada