Palestra sobre Hermenêuticas Culturais Acerca do Suicídio
Na manhã de hoje (04), no Miniauditório II do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foi realizada uma palestra abrangendo as pautas do Setembro Amarelo, intitulada “Hermenêuticas Culturais Acerca do Suicídio: uma proposta de prevenção e pósvenção”, ministrado pela Teóloga, Dra. Sonia Sirtoli Färber, que é Assessora Educacional do VIVER Tanatologia.
O encontro foi organizado pelo Papsi - Pronto Atendimento Psicopedagógico e Social Integrado; que busca integrar todos os procedimentos existentes de atendimento e/ou acolhimento aos acadêmicos em situação de vulnerabilidade emocional, pedagógica ou socioeconômica – em parceria com a LACANP (Liga Acadêmica de Neurociências e Psiquiatria) e pelo VIVER Tanatologia, coordenado pela Dra. Sonia.
Durante a palestra, a teóloga Dra. Sonia explica que “a hermenêutica analisa diferentes pontos de vista, e se tratando de suicídio, é necessário entender a realidade fragmentada do outro. Aprender que a verdade que a outra pessoa vive, por mais que não apreendida, não é falsa e, se tratando de suicídio, é primordial prestar atenção no outro”.
O Papsi realiza atendimentos no ambulatório do Campus, que fica no bloco B de salas de aula, no piso térreo, ao lado do Diretório Central de Estudantes (DCE). Os serviços oferecidos serão: a Capelania, com o aconselhamento espiritual; as terapias alternativas e atendimento de psicólogos que já são realizadas pelo Projeto Re-Vivendo a Saúde; o atendimento psicológico, realizado por meio de um convênio com a Unipar, atendimento ambulatorial e o assessoramento pedagógico.
Texto: Amanda Alves
Foto: Andréa Pasquetti