•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Professoras trabalham em Projeto na Universidade de Cambridge

IMG 0876

Por meio da submissão e aprovação de uma projeto de pesquisa pelo Collaboration Call do Conselho Britânico, aprovado no segundo semestre de 2018 e vigente até agosto de 2019, o qual investiga a formação em EMI – English as a Medium of Instruction (Inglês como meio de instrução) para professores, duas professoras pesquisadoras paranaenses estiveram na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, no período de 05 a 16 deste mês para concluir a análise de dados.

Os pesquisadores envolvidos na pesquisa foram as brasileiras Dra. Larissa Giordani Schmitt (Docente e Coordenadora Institucional do Paraná Fala Inglês/Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Dra. Eliane Segati Rios Registro (Docente, Coordenadora estadual do Programa Paraná Fala Idiomas e institucional da UENP e Assessora de Relações Internacionais da UENP) e o britânico Hugh Moss, conselheiro sênior da Universidade de Cambridge. O projeto prevê, por meio de ações do Programa Paraná Fala Inglês, apoio e acompanhamento na implantação do EMI nas IES do Paraná, ou seja, a oferta de disciplinas em Inglês no Ensino Superior, a fim de auxiliar o processo de internacionalização do ensino.

Como parte da pesquisa, que na verdade é um estudo de caso, 13 professores das sete universidades estaduais do Paraná participaram de um curso online de EMI, ofertado por Cambridge, entre eles dois da Unioeste. Esses professores além de fazerem o curso de 40 horas online, também participaram respondendo a questionários de acompanhamento do processo, repassando informações de experiências anteriores ao curso e após terem concluído. Desses, alguns já ministraram suas disciplinas em inglês na graduação e pós-graduação, outros tem previsão de oferta para o segundo semestre de 2019 e primeiro semestre de 2020. Além desses os gestores (reitores; pró-reitores de pesquisa e pós-graduação e graduação; e assessores de relações internacionais) e alunos que frequentaram às aulas e atividades ministradas em inglês nas diferentes IES do Paraná, também foram interrogados e acompanhados.

Os resultados desse estudo de caso ajudarão a aprofundar a compreensão dos desafios enfrentados pelos professores, ministrando aulas por meio do inglês; também informará a direção de pesquisas futuras envolvendo uma amostra mais ampla de professores e também estudantes, visando considerar as experiências constatadas a fim de conduzir a preparação e oferta das disciplinas em inglês, da forma mais eficaz possível.

Além disso, este estudo contribuirá para o processo de internacionalização das Universidades Estaduais do Paraná, ampliando o número de professores e estudantes internacionais, auxiliando para que a comunidade acadêmica e científica possam cada vez mais apresentar e publicar trabalhos acadêmicos em inglês.

IMG 2494 

Texto: Larissa Giordani Schmitt

Foto: Divulgação

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.