Acadêmicos da Unioeste participam Parlamento Universitário

WhatsApp Image 2019 08 20 at 8.39.25 AM 1

No dia 17 de julho, os discentes da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Luiz Roberto Pereira, acadêmico de Ciências Economicas, Carolaine Souza Santos, Caroline Weisheimer Maronez, ambas alunas do curso de Pedagogia e Renan Marques, de Ciências Biológicas saíram de Cascavel rumo à Curitiba para participarem do Parlamento Universitário na ALEP – Assembleia Legislativa do Paraná. Eles foram acompanhados da Assessora de Assistência Estudantil da Reitoria, Monica Silveira.

Segundo Monica o projeto, que está em sua quarta edição, busca estimular os jovens a participarem da vida política e criarem novas lideranças e políticas públicas para o Estado. Durante a semana (18 à 26 de julho), 54 parlamentares foram selecionados para experienciar o mundo legislativo.

A Escola do Legislativo é quem idealiza e promove essa interação. Essa edição foi marcada com o maior número de inscritos até então, sendo 1.419 concorrentes para 54 vagas. Assim, durante o Parlamento Universitário, foram protocoladas 74 proposições (contra 48 da edição anterior), sendo assim a maior quantidade já registrada no programa pela Escola do Legislativo da ALEP.

Outra novidade nessa edição foi a presença de alunos de Instituições de Ensino Superior do interior do Estado do Paraná. Foram selecionadas a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Também participaram a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Unicuritiba, Unibrasil, Uninter, Opet, Faculdades Integradas Santa Cruz, Positivo e Estácio.

O aluno de Biologia da Unioeste, Renan Marques conta que a experiência é singular. “É muito legal que seja algo que abrange todos os cursos, e não só o Direito. Vivemos e conseguimos visualizar outra realidade, visão muito importante pra quem quer trabalhar com educação, porque é preciso conhecer a parte política”.

rennnnnan

Sendo um Deputado:

A sessão de posse dos novos deputados universitários, foi realizada pelo Presidente da Assembleia deputado, Ademar Traiano (PSDB), e pelo primeiro-secretário da Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB). Após o rito regimental, os deputados universitários intensificaram as articulações políticas estruturando a eleição da Mesa Executiva, que foi encabeçada pela Universidade Positivo.

Após alçado ao comando do Parlamento Universitário, o presidente Leon Castellano assumiu os trabalhos na Mesa e convocou a eleição do governador universitário e a maioria dos deputados escolheu o representante da UniCuritiba. Além disso, também teve a criação do Regimento Interno do Parlamento Universitário, indicação dos líderes partidários e dos blocos parlamentares.gurls

As Comissões

Foram compostos quatro grupos, que no segundo dia de atividades do Parlamento, indicaram seus representantes para a composição da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e às demais Comissões temáticas.

Primeiro foram desenvolvidas às Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e, na sequência, as nove temáticas: Finanças e Orçamento; Agricultura e Meio Ambiente; Obras Públicas, Transportes e Comunicação; Educação, Ciência e Tecnologia; Segurança Pública; Saúde Pública; Indústria, Comércio e Defesa do Consumidor; Cultura, Esporte e Turismo; Direitos Humanos e Cidadania.

A Unioeste compôs a CCJ como líder da oposição, com o acadêmico Renan que emplacou a participação na Comissão de Agricultura e Meio Ambiente, comissão de Obras públicas com o acadêmico Luiz, Direitos Humanos e cidadania e Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia com as alunas Carolaine e Caroline.

PUC e Unicuritiba formaram o Bloco Parlamentar União e a deputada Clara Regina Espindola, foi escolhida para a liderança; Uninter e Unibrasil, que somaram 11 eleitos, juntaram-se na formação do Bloco Parlamentar União Uninter-Unibrasil e escolheram o deputado Mário Henrique Lemos como líder.

O Bloco Parlamentar Um Novo Paraná reuniu os partidos Estácio, Faculdades Santa Cruz, UFPR e Unioeste, elegendo como líder a deputada Lúcia Moliani Braga. Por fim, o último dos quatro grupos, teve a junção de representantes da UEL, UEPG, Universidade Positivo e UniOpet e na liderança esteve a deputada Amanda de Melo.

Além disso, os alunos que participaram contaram que a intenção vai além de ser um simulado do parlamento, e que algumas das proposições apresentadas pelos universitários parlamentares são separadas para realmente serem avaliadas e discutidas no governo.

No encerramento, os deputados foram ao Palácio do Iguaçu, onde foram recepcionados pelo vice-governador Darci Piana, o que marcou a despedida oficial dos deputados universitários. No executivo, além de conhecerem um pouco da rotina da administração pública, também tiveram a oportunidade de sabatinar o vice-governador sobre diversos temas, como educação, comércio, desenvolvimento social e transportes, fechando com chave de ouro a programação do Parlamento Universitário.

Texto: Amanda Alves

glr