Unioeste e Corecon - PR promovem Dia do Economista em Cascavel

LOGOTIPOUNIOESTE

A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Campus Cascavel, por meio do Colegiado do curso de Ciências Econômicas e o Centro Acadêmico de Economia, em conjunto com a Delegacia Regional do Corecon/PR, promovem um Debate sob o tema “Conversa sobre Economia com Economistas”, em comemoração ao Dia do Economista, no dia 13 de agosto, das 19hs30 às 22hs30, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel-ACIC.

Participarão da Mesa de Debate o Coordenador do Colegiado, Economista  e Professpr Luís Alberto Ferreira Garcia, o Economista e Professor Ronaldo Bulhões e a Economista Ana Carolina Fernandes Alves. Atuará como moderador, o Economista Álvaro Bizinela, Delegado Regional do Corencon/PR. Também participarão do evento, representantes das entidades parceiras, a ACIC, o PROCON e a Agência do Trabalhador, de Cascavel.

O debate tratará de questões como a importância do economista no planejamento econômico e financeiro, o papel do empreendedor na economia e a responsabilidade do consumidor consciente, relacionando-as à conjuntura econômica do país.

Também haverá apresentações culturais dos acadêmicos de Ciências Econômicas, apresentações das instituições parceiras e ao final, um coffee break. O evento é aberto a toda a população, sem custo. Porém, as vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever, até o dia 11 de agosto, pelo link: http://bit.ly/conversasobreeconomia.

Ainda em comemoração ao Dia do Economista, acontecerá no dia 17 de agosto, das 9h30 às 16 horas, a apresentação do Projeto EnTenda de Economia, no Calçadão da Avenida Brasil, em frente à Catedral Metropolitana, destinado ao público em geral. O EnTenda de Economia é um projeto do Corecon/PR que se realiza em Curitiba e outras cidades do interior do Estado, sempre por ocasião do Dia do Economista, com o objetivo de prestar alguns serviços gratuitos à população, tais como planejamento econômico e financeiro doméstico; orientações sobre consumo consciente, empréstimos, negociação de dívidas, juros de cartão de crédito, cheques especiais; sugestões de investimentos e aplicações financeiras, dentre outros temas econômicos de demanda da população.

Como um serviço complementar, será distribuída gratuitamente a “Cartilha EnTenda de Economia: dicas para o consumo consciente”, produzida pelo Corencon/PR, com abordagem mais detalhadas destes temas. Estarão prestando esses serviços, professores de Economia da Unioeste e alunos do curso, pelo Centro Acadêmico de Economia, além de economistas da cidade.

Nessa ocasião, também estarão presentes no Calçadão, as instituições parceiras do evento nesta edição: a ACIC, o PROCON e a Agência do Trabalhador de Cascavel. Cada uma dessas entidades estará prestando serviços, por meio dos seus colaboradores, para responder questões e sugerir encaminhamentos de serviços, dentro de suas respectivas competências e funções sociais.

Espera-se aproximar e valorizar o profissional economista para temas econômicos do cotidiano, além de ressaltar a importância das entidades parceiras e os diversos tipos de serviços que cada um, a sua maneira, presta à população.

O Dia do Economista é comemorado no dia 13 de agosto, em razão de que foi nesse dia, em 1951, que foi sancionada a Lei n. 1.411, que regulamentou a profissão do Economista, no Brasil.

Texto: Sérgio Lopes