EAD formará primeira turma de graduação

Foto diploma EAD
O Núcleo de Educação à Distância da Unioeste (NEaDUNI), responsável pela Educação Mediada, forma em  agosto de 2019, a primeira turma de acadêmicos que cursaram  Tecnologia em Gestão Pública, realizado por meio da modalidade. A data já está  confirmada para o dia 17 após uma votação realizada entre os formandos e registrada no AVEA. A solenidade, além da coordenadora do NEaDUNI, Beatriz Helena Dal Molin, do Reitor Paulo Sérgio Wolff, do diretor do Campus de Cascavel, Alexandre Weber, contará também com representante do Ministério da Educação (MEC/UAB), entre outros.

A coordenadora núcleo informou que antes da formatura, em julho, virá a Cascavel, uma perita da Superintendência do Ensino Superior para visitar um Pólo de formação e avaliar o curso de Tecnólogo dentro do que requerem as normas Estaduais, pois as normas do MEC/UAB já são seguidas desde o credenciamento, por uma legislação específica.

Antes de completar dois anos de  atividades pedagógicas,  O NEaDUNI/Unioeste, já oferta os cursos de Letras Libras Licenciatura e Bacharelado e Tecnologia em Gestão Pública, 73 turmas ativas em 51 Polos..

Há muitos e muitos anos existe um trabalho silencioso para que a Unioeste pudesse ofertar a modalidade de Educação Mediada pela Tecnologia de comunicação digital. O credenciamento pelo MEC deu-se em setembro de 2016 e em 2017 o NEaDUNI/Unioeste foi incorporado A Universidade Aberta do Brasil/UAB, por meio de portaria ministerial, em 28 de novembro de 2017.  O corpo docente é formado por professores da Unioeste e professores de fora da IES que realizaram seleção. Os profissionais da Unioeste são vinculados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas que ministram o tatal de Componentes Curriculares do Curso de Tecnólogo. Ainda atuam 10 profissionais com deficiência auditiva, que ministram as aulas de Libras para os cursos de Letras Libras, tanto Licenciatura e Bacharelado, uma vez que a Instituição ainda não possui em seus quadros efetivo profissionais com a formação para Libras.

A professora Dra.Beatriz Helena Dal Molin elucidou que por meio esta modalidade de Educação, a Unioeste pode propiciar que quase 3 mil estudantes do paraná, Rio grande do Sul e Minas Gerais, tenham acesso ao Ensino superior, uma vez que esta modalidade tem como acadêmicos trabalhadores da educação e da gestão pública que se não fosse pela potência e pujança desta modalidade, jamais teriam acesso..

O NEaDUNI tem a finalidade planejar, propor, administrar e avaliar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pela Unioeste na modalidade à distância ou mediada, bem como acompanhar a criação e o desenvolvimento de cursos e atividades na modalidade.

A educação à distância ocorre tanto nos níveis de graduação, pós-graduação, manter intercâmbio e propor convênios com instituições nacionais e internacionais, promover a interação  com os diversos segmentos acadêmicos e administrativos da Universidade, entre outros.

Com mais esta modalidade de Educação, a Unioeste pretende estimular uma cultura institucional diferenciada e, que muitas outras Universidades já fazem, no sentido do uso de dispositivos e recursos digitais educacionais, bem como facultar  estratégias metodológicas no desenvolvimento de cursos mediados que requerem outro movimento.

Mapa dos municípios atendidos. também domino teorias do jornalismo e outras áreas afins.

Texto: Mara Vitorino

Foto: https://www.google.com/search?q=foto+de+diploma&rlz=1C1GCEU_pt-BRBR848BR848&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi8udja_evjAhXlHrkGHbTYANgQ_AUIESgB&biw=1280&bih=689#imgrc=a6MsVHB9JrcQPM: