Moacir Piffer apresenta trabalhos em congresso nacional e entrega Prêmio de seu nome

O professor Moacir Piffer do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) e do curso de Ciências Econômicas, ambos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, participou do 57º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, evento realizado no período de 21 a 25 de Julho de 2019, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA).

Na ocasião o Professor apresentou trabalhos resultados de pesquisas de iniciação científica realizada com acadêmicas do curso de Economia da Unioeste/Toledo. O trabalho apresentado é intitulado "A BASE DE EXPORTAÇÃO DAS MICRORREGIÕES DO PARANÁ NO PERÍODO DE 2010 A 2016" em coautoria com as acadêmicas de graduação Leandra Aparecida Perego Ostapechen e Heloisa Cristina Silva de Almeida. O outro trabalho teve como título "O DESENVOLVIMENTO DAS MICRORREGIÕES DO PARANÁ NO PERÍODO DE 2010 A 2016" em coautoria com Leandra Aparecida Perego Ostapechen.

Um momento importante da 57º Congresso da SOBER é a entrega de prêmios aos melhores trabalhos apresentados durante o evento. Um dos prêmio é o PRÊMIO MOACIR PIFFER DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MOPIC) que é concedido ao melhor trabalho de Iniciação Cientifica, apresentado no Congresso anual da SOBER. É patrocinado pelo Departamento de Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Toledo.

O professor Moacir Piffer é o primeiro da Unioeste a alcançar esta respeitada homenagem de âmbito nacional, concedida por uma sociedade científica (SOBER), sendo um destaque na Unioeste e nas demais Universidades paranaenses. Moacir Piffer é professor do Colegiado de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio do Campus de Toledo da Unioeste. Iniciou sua carreira docente na Unioeste em 1983, logo após formar-se em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá. Fez seu mestrado em desenvolvimento econômico pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em desenvolvimento regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Sua área de estudo concentra-se na análise regional, desenvolvimento local e regional, economia do desenvolvimento, economia regional e urbana. Possui diversos artigos e textos publicados em livros e periódicos nacionais e estrangeiros.

O trabalho premiado também foi da Unioeste, é intitulado “Análise espacial da distribuição das atividades econômicas nas microrregiões do Paraná entre 2000 e 2015” de autoria da aluna do curso de Ciências Econômicas Cristiane Prado Benevenuto Rodrigues e sob orientação do Professor Lucir Reinaldo Alves, do Campus de Toledo.

A entrega do Prêmio foi realizada pelo Professor Moacir Piffer ao orientador do trabalho, Professor Lucir Reinaldo Alves.

WhatsApp Image 2019 08 01 at 14.56.20 1
Professor entrega prêmio ao melhor trabalho de Iniciação Científica da SOBER.

WhatsApp Image 2019 08 01 at 14.56.20
Discurso de defesa da próxima reunião da SOBER em Foz do Iguaçu-PR.

WhatsApp Image 2019 08 01 at 14.56.20 2
Apresentação de trabalhos.