Central de Notícias

Banco de Leite faz campanha pró-amamentação

O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), que completou duas décadas em junho, estará no centro da cidade nesta quinta-feira para engrossar o coro das atividades pró-amamentação, que ocorrem em todo o País. A equipe do Banco de Leite irá atender numa barraca. O objetivo é divulgar o serviço e prestar esclarecimentos à população.

O leite humano coletado no HUOP alimenta crianças prematuras da UTI NeoNatal, Unidade de Terapia Intensiva, Maternidade, UTI pediátrica. São fornecidos em torno oito litros por dia, pasteurizados no Banco de Leite.

O Banco de Leite ainda faz pasteurização pra o Hospital São Lucas, Políclinica e Hospital Umuarama, totalizando em torno 100 litros ao mês. Além da atividade desta quinta-feira, a unidade participa neste sábado do Mamaço, ato pró-amamentação, que está sendo organizado por um grupo de mães da região.

Atualmente, a rede do banco conta com 100 doadores, além de fazer atendimento às mães pós-parto, que apresentam dificuldades para amamentar seus filhos, chegando a 500 atendimentos ao mês.

A coleta é feita diariamente por toda a cidade, ou, centro e bairros. A unidade tem equipe treinada, com um carro e motorista, que busca o leite na casa das doadoras.

As colaboradoras do banco tiram, armazenam e congelam o próprio leite que servirá de alimento para outras crianças.

Segundo a enfermeira assistencial, Josefa Brás da Silva, em 20 anos houve uma série de conquistas, difíceis de enumerar. “Hoje todas as crianças internadas nas unidades de terapia intensiva têm direito ao leite materno e conseguimos atender a demanda e somos referência para a cidade e região”.

Estatísticas da unidade revelam que nestes 20 anos foram coletados 45,6 mil litros de leite humano, provenientes de 25 mil doadoras de toda a região. Isto significa dizer que 21 mil crianças e 40 mil mulheres foram atendidas

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o aleitamento reduz em até 13 % o índice de mortalidade de crianças menores de cinco anos.   

 Toda mulher que estejam amamentando seu filho, pode ser doadora de leite. Basta ligar para o número 45 3321 5243 ou ir até o Banco de Leite, que atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 h e finais de semana e feriados, no período da manhã.

.

Por: Mara Vitorino.

Assessoria de Comunicação Social.

8a30110b d04a 4258 b139 9454a13111ac

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.