Primeira turma de economia da Fecivel comemora 35 anos de formatura

A primeira turma de Economia da FECIVEL, hoje Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), promoveu um encontro para comemorar os 35 anos de sua formatura. O Encontro comemorativo aconteceu no salão de eventos da Churrascaria Panorâmica, em Cascavel-PR, no dia 27 deste mês. O evento foi coordenado pelo Econ. Sérgio Lopes, professor da Unioeste e Conselheiro do CORECOPR.

O curso foi criado em 1980 e autorizado a funcionar em setembro de 1980, sendo reconhecido em dezembro de 1982. Foi o oitavo curso implantado na então FECIVEL, com 75 vagas anuais e duração de quatro anos. O primeiro vestibular foi realizado ainda em setembro de 1980 e as aulas iniciadas em 28 de outubro, daquele ano, com esses alunos pioneiros do curso de Ciências Econômicas da FECIVEL. Depois de quatro anos de estudos, concluíram o curso, cuja solenidade de colação de grau foi realizada no dia 28 de julho de 1984, ou seja, há exatamente 35 anos. Portanto, contando com o período de estudos, já são quase 40 anos de amizade e de história que os unem, motivo do Encontro e da celebração.

Em dezembro de 1994, houve a fusão da FECIVEL com mais três faculdades da região. A FACITOL de Toledo, a FACIMAR de Marechal Cândido Rondon e a FACISA de Foz do Iguaçu, formando a Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste. Desde 1980 até 2018, a Unioeste/Cascavel formou 865 Bacharéis em Ciências Econômicas.

Da Turma Bacharéis de 1984, compareceram a este encontro, 39 dos 52 dos que se formaram, que juntamente com seus familiares, amigos, ex-professores da turma e autoridades institucionais da Unioeste e do CORECONPR celebraram festivamente esta data historicamente marcante para a turma. Vale ressaltar que este não foi o único encontro pós-formatura. A Turma 1984 se reuniu muitas vezes, desde sua formatura, sendo que as últimas vezes foram por ocasião do aniversário de 20 e de 25 anos.

A maioria da Turma 1984 ainda vive em Cascavel e nas cidades vizinhas da região Oeste. Porém, muitos vieram de outras cidades do Estado, capital e litoral e também de cidades do Estado de Santa Catarina, São Paulo e os mais distantes de cidades da Bahia e Mato Grosso.

Os Ex-Professores, especialmente convidados, como presença de honra, que compareceram ao evento foram os professores Carlos A. Calssavara, Erasto C. de Mellos (Nome de Turma), Ilka B. Viana, Jaime Fabro, Paulo Beppu, Ruy L. Marcolin, Susana G. Kasprzack e Takao Koike. Todos eles foram professores à época de estudos da Turma 1984.

Como autoridades institucionais, compareceu o Presidente do CORECONPR, Econ. Carlos Magno B. Bitencourt, o Reitor da Unioeste, Prof. Paulo Sérgio Wolf, o Diretor do Campus de Cascavel, Prof. Alexandre A. Webber, o Diretor do CCSA, Prof. Geysler R. F. Bertolini, o Coord. do Colegiado de Ciências Econômicas, Prof. Luís A. F. Garcia, além dos representantes do Centro Acadêmico Sérgio Lopes de Ciências Econômicas, estudantes Kaio A. Strelow, Kilma S. Rangel e Adriele L. Rodrigues. Estes acadêmicos também formaram a equipe do Cerimonial do evento.

A participação de alunos integrantes do Centro Acadêmico de Economia teve como objetivo promover uma integração geracional entre os antigos pioneiros e desbravadores do curso, com a atual geração de estudantes que têm o compromisso de levar adiante o curso e os estudos de economia da Unioeste.

O Encontro transcorreu em clima de grande emoção e alegria no qual os Bacharéis puderam manifestar com gestos e palavras os seus sentimentos de amizade, gratidão pelo momento e grande espírito de fraternidade, no instante em que receberam alternadamente pelas mãos do Reitor da Unioeste, do Presidente do CORECONPR e demais autoridades institucionais da Unioeste, o seu Certificado de Participação no Encontro. E, pelas mãos dos seus ex-professores, um exemplar de lembrança com o símbolo do economista, produzida artesanalmente, única e exclusivamente para o evento. Antes ainda do início da solenidade, houve um momento para a pose fotográfica dos Bacharéis, para registro histórico.

Na sequência da celebração, todos os presentes puderam saborear um almoço de confraternização oferecido na Churrascaria Panorâmica, durante o qual as conversas rememorando momentos especiais dos tempos de colegas de estudo, experiências de vida profissional e da trajetória histórica de cada um dos Bacharéis e de suas respectivas famílias, foram efusivamente compartilhadas.

Também durante o almoço, aconteceu a apresentação musical ao vivo da cantora e compositora cascavelense Luísa Garcia que, com sua voz e violão, contribuiu para tornar o ambiente ainda mais alegre, festivo e de grande descontração.

Texto: Sergio Lopes

08f1484e fa26 4300 8cda 5981e64503ae