Central de Notícias

Professor da Unioeste assume a presidência da Sober

O professor Pery Francisco Assis Shikida, da Unioeste campus de Toledo, assumiu neste final de mês a presidência da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), para o biênio 2019-2021.

A Sober é uma sociedade civil sem fins lucrativos, cuja data de fundação ocorreu em 19 de fevereiro de 1959. Nesses 60 anos de existência, a trajetória da Sober foi marcada pela intensa e contínua discussão da produção intelectual de seus associados e pelas contribuições às políticas públicas para agricultura. Esta trajetória de pesquisa e debate foi marcada pelas mudanças econômicas, pelas alterações no marco político e institucional, pelas políticas de ciência e tecnologia e de desenvolvimento agrícola e, sobretudo, pelos paradigmas e visões dominantes na economia, na administração e na sociologia rural. Assim, a consulta aos anais dos congressos da Sober e aos números da Revista de Economia e Sociologia Rural (conceito A3 no qualis Capes), mostra como a mesma debateu e contribuiu para a resolução dos problemas da agricultura, do agronegócio e do meio rural do Brasil nas últimas décadas.

A história da Sober também se confunde com a das instituições de ensino, pesquisa e extensão e com o ensino de pós-graduação no Brasil. Desde suas primeiras reuniões, a Sober abriu espaço para a discussão de técnicas de ensino, programas de curso, planos de extensão, entre outros assuntos, contribuindo para a estruturação e a consolidação da Economia, da Administração e da Sociologia rurais nas universidades nacionais.

O quadro de sócios da sociedade abrigou importantes pesquisadores e docentes, sendo que alguns deles tiveram também carreiras políticas e ocuparam cargos na estrutura pública de ensino, pesquisa e extensão e em órgãos do poder executivo, como ministérios e secretarias de agricultura. Estes nomes podem ser consultados na galeria de sócios e de destaques (constantes em seu site).

Para o novo presidente da Sober, professor Pery Francisco Assis Shikida, que frequenta esta Sociedade desde o Congresso Brasileiro de Economia, Administração e Sociologia Rural de 1991, tendo ocupado ao longo desses 28 anos vários cargos, recebendo também 3 láureas da Sober, “o momento agora é de fortalecer e qualificar ainda mais esta sexagenária Sociedade, com equilíbrio entre a robustez de seus dois grandes patrimônios científicos (a Revista de Economia e Sociologia Rural e os congressos brasileiros de Economia, Administração e Sociologia Rural), e seu balanço técnico-econômico, não esquecendo que isto só se consegue mediante incentivo ao associado. Sinto-me honrado e confiante na equipe que está assumindo comigo esta gestão, muito bem representada em termos das áreas correlatas e na questão de gênero, mas, sobretudo, pela doação em prol dos trabalhos que virão. Outro fator que nos deixou muito feliz foi a ratificação de que o Congresso 2020 (já chamado “vinte vinte”), será realizado em Foz do Iguaçu, em “nossa casa”. Ao trabalho!”

Texto: Naiani Toledo

download

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.