Aula inaugural marca início do Mestrado de Computação da Unioeste

No último dia 26 foi realizada a aula inaugural da primeira turma de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGComp) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. Nesta primeira seleção, das 14 vagas disponibilizadas pelo programa, 12 classificados são gestores de empresas privadas e startups de Cascavel e região.

Doutor Elias Procópio Duarte é professor do departamento de informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e foi o palestrante da aula inaugural. Ele afirma que existe uma demanda enorme de profissionais de computação avançada que o curso de graduação não supre. “A computação na verdade é uma ciência que permeia todas as outras. Diversas empresas têm problemas concretos e uma quantidade gigantesca de soluções tecnológicas podem ser desenvolvidas aqui dentro da Universidade.”

O PPGComp é um programa aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2018. É um programa que despertou o interesse de empresários e empreendedores regionais com o intuito de capacitar seus colaboradores e aprimorar seus processos envolvendo inovação e ciência.

O coordenador do programa, professor doutor Luiz Antonio Rodrigues, afirma que a computação está em todos os setores e por isso existe uma demanda muito grande pela especialização. “É um mestrado inédito na região, então ele vem muito a contribuir com essa demanda na área de tecnologia na área da ciência de computação e áreas afins envolvendo sistemas. Temos muitas empresas aqui hoje, inclusive multinacionais trabalhando na região e é uma oportunidade pra que esse pessoal possa se especializar, desenvolver novas tecnologias e avançar com a ciência que é tão importante para o nosso país.”

Na ocasião,Guilherme Galante, coordenador do curso de Ciência da Computação, frisou que já era um desejo ter o mestrado no sentido de permitir que os alunos pudessem continuar seus estudos na região. “Agora a responsabilidade aumenta, vamos ter novos desafios, novas exigências, mas pelo que conheço da nossa equipe, com certeza teremos sucesso nessa nova empreitada e possa a médio e longo prazo ter um curso de doutorado.”

O diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), professor Anibal Mantovani Diniz, falou sobre a integração que esse projeto promove. “São desafios de tecnologia em parceria já com empresas. Tenho orgulho em estar vendo esse sonho sendo realizado. Esse grupo não vai parar por aí, vai crescer e ofertar a sociedade um doutorado brevemente e espero que mais parceiros se integrem.”

A finalidade do Programa é fornecer aos discentes condições de desenvolver e alavancar pesquisas na linha escolhida, além de desempenhar atividades de docência em nível de graduação. As linhas de pesquisa do Programa incluem: Metodologias e Técnicas de Computação, Sistemas de Computação e Métodos em Computação Aplicada.

IMG 0832 Easy ResizeIMG 0897 Easy ResizeIMG 0807 Easy ResizeIMG 0800 Easy Resize
Fotos: Andréa Pasquetti