Software desenvolvido pela Unioeste e IFPR recebe registro do INPI

O projeto de pesquisa, que foi desenvolvido pelo egresso Alexandre Kraemer, recebeu registro do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para o “Sistema web gamificado para controle do mosquito Aedes aegypti”. O objetivo foi de programar um sistema web gamificado e analisar a efetividade deste na redução de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O grande desafio, segundo o pesquisador, foi gamificar as 17 ações de controle do mosquito em um “jogo”, que fosse acessível e inclusivo, de modo que pudesse ser utilizado por todos os públicos, como escolares, adultos e também para pessoas com deficiência auditiva ou mudas. O game foi nomeado de “Jogando pela Vida”.

A Gamificação pode ser entendida como o processo de introduzir elementos típicos do mundo dos jogos em contextos de não jogo com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes na tarefa pretendida (HUOTARI; HAMARI, 2012). Neste caso tratou-se de formular um jogo eletrônico aplicado a vigilância epidemiológica.

A pesquisa foi organizada por pesquisadores do Laboratório de Epidemiologia e Estudos Operacionais em Saúde/LEO – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Grupo de Pesquisa em Soluções Computacionais para Saúde Pública do Instituto Federal Tecnológico do Paraná (IFPR). Para a construção do jogo e intervenção nucleou-se uma grande equipe que envolveu o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu – PR, Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu-PR, a comunidade de estudantes, pais e professores da Escola Municipal Najla Barakat e Escola Municipal Padre Luigi Salvucci e nominalmente o jornalista Carlos Grubber, que narrou os vídeos e a professora Katia Silene Veiga Lamberti do IFPR que realizou a tradução em língua de sinais. Destaca-se que o projeto foi financiando pelo “Rotary Club de Foz do Iguaçu Grande Lago”.

O software foi construído como etapa para o desenvolvimento da dissertação de Mestrado intitulada “Efetividade de um treinamento de escolares no controle do Aedes aegypti baseado em um sistema web gamificado”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira da Unioeste Campus de Foz do Iguaçu-PR.

O pesquisador destaca que o Software é de domínio público e pode ser utilizado por estados municípios, por meio de suas secretarias de educação e saúde como apoio ao combate da dengue, bem como outros interessados.

Os endereços de acesso são: https://www.youtube.com/channel/UC24I_JnqmjhufmOrYo9fsXQ/videos e http://www.turmadogrubbi.com.br

INPI confere registro ao 2INPI confere registro ao 22INPI confere registro ao 33