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Universidade passa por Avaliação para recredenciamento

No início de julho, ocorreu na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) as visitas dos avaliadores externos, designados pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), para continuidade do processo de recredenciamento institucional da Universidade, em atendimento a Deliberação 001/2017 do Conselho Estadual de Educação – CEE.

Durante a visita estavam presentes membros da Comissão Própria de Avaliação, a CPA e das Comissões Setoriais de cada unidade, representantes da equipe da Pró-Reitoria de Graduação, além da diretora de Avaliação Institucional das Unioeste, setor vinculado à Pró-Reitoria de Planejamento-PROPLAN, Janete Nardelli, responsável pela organização e sistematização dos documentos e informações exigidas pelo instrumento.

A diretora de Avaliação explica que “esse momento é de suma importância para o desfecho de um processo avaliativo que se inicia na própria Universidade, nos ciclos autoavaliativos, onde toda comunidade é convidada a participar, por meio de preenchimento de questionários on line, de análise das fragilidades e potencialidades institucionais, à luz do PDI e, principalmente, em momentos de debates e apresentação dos resultados de cada ciclo avaliativo, que são organizados pela Comissão Própria de Avaliação Institucional, órgão deliberativo e vinculado ao Conselho Universitário”

Os trabalhos de visita in loco iniciaram no dia 08, pelo campus de Francisco Beltrão, onde os avaliadores se reuniram com as equipes da Direção Geral, Direções de Centro, Coordenadores de Colegiados, além de reuniões com cada segmento: Discente, Docente e Agente Universitário. Também realizaram visitas às instalações do campus, para verificação da infraestrutura. A participação da comunidade acadêmica foi expressiva e todos os segmentos tiveram a oportunidade de relatar sobre seus trabalhos, iniciando pela Direção Geral, representada pela professora Nilsa Canterle, que apresentou os principais projetos e políticas de ensino, pesquisa e extensão do campus.

Evento marca abertura dos trabalhos

Nos dias 09 e 10 os trabalhos se concentraram na cidade de Cascavel, iniciando pela Reitoria, na parte da manhã do dia 09, onde foi efetivamente instalada a Comissão com a presença do professor Mário Cândido de Athayde Júnior, chefe da Divisão de Regulação e Avaliação da SETI e representantes de toda Administração Superior. Na ocasião, foram relatados os projetos e trabalhos em andamento sob responsabilidade de cada Pró-Reitoria e Assessorias, para amparar os trabalhos da Comissão no que tange a compreensão da Organização Institucional (Dimensão 1 do instrumento avaliativo). Os avaliadores designados para a Unioeste são os doutores Ângelo Aparecido Priori (UEM), Vitor Hugo Zanette (Unicentro) Irineu Mario Colombo (ITFPR).

O professor e o chefe da Divisão de Regulação e Avaliação da Seti, professor Mário Cândido Athayde Júnior, aponta que há necessidade de as instituições passarem por um processo de recredenciamento e que se trata de um momento de importância histórica na construção do conjunto das universidades públicas, estaduais e da Unioeste em particular. “É um momento de nós reafirmarmos a razão da avaliação enquanto prognóstica, processual para os resultados da avaliação servirem como instrumentos de decisão de gestão acadêmica e administrativa. É nesse sentido, que nós podemos fazer com que lancemos luz a muitas potencialidades e realizações do conjunto das nossas universidades”.

Ele falou também sobre a importância em conhecer as instalações, dessa forma, conversaram com os diferentes segmentos da vida acadêmica para trazer rendimentos para o relatório. “É um conjunto de avaliadores que nós temos certeza que tem condições, pela sua qualificação acadêmica e experiência administrativa, de fazer esse trabalho no qual eles farão um relatório de avaliação. Temos um modelo, que a instituição já conhece, então eles já começaram a avaliação analisando o processo, a documentação, estatuto, regimento, Plano de Desenvolvimento Individual, resultados e os relatórios dos diferentes ciclos avaliativos.”, finaliza.

O professor Vitor Hugo Zanette que atualmente ocupa a vice-reitoria da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) afirma que a própria sociedade e o Estado já creditam e acreditam na Instituição de Ensino Superior. “Estou participando ativamente do dia a dia das nossas universidades e esse processo de avaliação passa além de ser um momento formal, é um momento importante que desde o início da inauguração desse processo, começam a revisar seus procedimentos com uma avaliação por pessoas que tem um certo conhecimento sobre o funcionamento das nossas universidades também possam opinar, sugerir e mais do que nunca aprendermos com as nossas instituições.”

O professor Ângelo Aparecido Priori, ex-reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), enalteceu a relevância da Unioeste e acredita que será um trabalho fundamental. “Vamos ressaltar em nossos relatórios as coisas boas e importantes que a Universidade faz e os pontos a melhorar para que o Estado forneça isso e transforme em políticas públicas essas necessidades. Nós sabemos da qualidade das nossas universidades, do trabalho feito, das produções acadêmicas, da qualidade de formação dos recursos humanos, da inserção regional dessas universidades nas suas regiões e a Unioeste tem um diferencial nesse sentido.”, finaliza.

O professor Irineu Mario Colombo, ex-reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), ressaltou ainda a importância desse trabalho. “O interessante desse processo é que nós temos que produzir um relatório que para a Seti e por sua vez é encaminhado para o Conselho Estadual. Nosso desafio é produzir conceitos que estejam bem suportados tanto nos documentos internos como na realidade constatada. Vamos ter uma subjetividade que vem da instituição e tentar se objetivar pelos instrumentos de avaliação que foram criados pelo Conselho Estadual de Educação”.

No período da tarde os trabalhos se desenvolveram no campus de Cascavel, reunindo todo o corpo dirigente do campus, representantes docentes, discentes e agentes universitários, com visita às instalações. A reunião foi aberta pelo diretor geral, Alexandre Weber, que rapidamente explanou sobre os principais projetos do campus, a importância da Universidade para a comunidade de seu entorno, passando a palavra para cada direção de centro relatar um pouco das ações que estão sendo desenvolvidas e que têm impacto social positivo, especialmente de aproximação da comunidade com a Universidade, na inserção de pessoas com deficiência, na atenção à saúde da comunidade acadêmica, por meio de projetos e programas de assistência à saúde física e mental.

No dia 10 foi o momento de visita ao HUOP, pelo período da manhã foi realizada apenas uma reunião com dirigentes e representantes dos segmentos que atuam no hospital e posterior visita às instalações. O diretor do Huop, professor Edison Luiz Leissmann, iniciou os trabalhos com apresentação da estrutura organizacional do hospital, frisando os principais projetos desenvolvidos, a importância da característica de hospital escola para a sociedade e para a formação dos profissionais da saúde e, também, de outros cursos que são necessários para a gestão hospitalar, que tem espaço para atividades pedagógicas, administrativas, financeiras, dentre outras, um espaço plural e interdisciplinar. 

No dia 11 de julho de 2019, os trabalhos da Comissão seguiram para o Campus de Toledo, no período da manhã. O professor Gustavo Biasioli Alves iniciou os trabalhos representando a Comissão Própria de Avaliação Institucional e, na sequência, passou a palavra ao diretor-geral do Campus, professor Remi Schorn. O diretor apresentou os setores e dados concernentes ao Campus destacando suas qualidades e pontos de melhoria. A participação de agentes, docentes e discentes foi um dos fatores que merece destaque, tanto pela presença em número expressivo, quanto pelos depoimentos. Registrou-se ainda a presença de 243 pessoas da comunidade acadêmica.

O evento foi caracterizado por importantes pontos de vista dos participantes, enriquecendo a avaliação. Concomitante a essa reunião, um dos avaliadores, juntamente com a Direção, dois agentes e três docentes, visitou toda a infraestrutura da Unioeste, contrastando in loco os dados apresentados por meio digital. Ao final da Avaliação, um dos membros da Comissão parabenizou o tamanho da participação do Campus de Toledo e acrescentou que várias situações e relatos eram similares aos outros campi visitados, no entanto, outras características ressaltadas pelos participantes irão enriquecer a análise.

Nesse mesmo dia, no período da tarde, a delegação seguiu para o campus de Marechal Cândido Rondon, seguindo a mesma metodologia de trabalho de ouvir os dirigentes do campus, iniciando pela Direção Geral, que apresentou os dados e o vídeo institucional com apresentação aérea dos núcleos experimentais que se localizam fora da sede e têm fundamental importância na integração da universidade com a comunidade, aliás, um dos pontos frisados pelos avaliadores como uma forte potencialidade da Unioeste, percebido por eles por meio das atividades de Extensão.

Por fim, no dia 12 as atividades se concentraram no campus de Foz do Iguaçu, onde foram encerradas as visitas às instalações e, também, os trabalhos da Comissão.  Evento contou com expressiva participação da comunidade acadêmica, no período da manhã, iniciando com um coffe break organizado com recursos de um dos projetos extensionistas denominado “Pão da Terra”, que tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares, além de oportunizar às mulheres da região a capacitação teórico e prática, com aulas realizadas nos laboratórios da Universidade, aproximando a comunidade da Universidade de forma efetiva. Na sequência o Diretor Geral, professor Fernando Martins fez a abertura, apresentando rapidamente a estrutura organizacional do campus, os principais projetos, em especial as políticas para atendimento aos estudantes, que tem se fortalecido a partir das parcerias com a sociedade civil organizada e o empenho dos docentes e agentes iniversitários que desenvolvem seus projetos alinhados com as demandas apresentadas para o campus.

No encerramento dos trabalhos a Comissão deve elaborar um relatório sucinto contemplando as quatro dimensões exigidas pelo instrumento avaliativo 1) Organização Institucional, 2) Políticas, Normativas e Práticas Institucionais para o Ensino (Graduação e Pós-Graduação), a Pesquisa e a Extensão; 3) Corpo Social; e 4) Infraestrutura. Este relatório será enviado à Seti que, por sua vez, vai anexar ao processo de recredenciamento institucional e retornar à Instituição para ciência dos resultados, análise, socialização e complementar com considerações que julgar relevante, antes de envio final ao Conselho Estadual de Educação – CEE.

Texto: Ana Cauneto 

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