Laboratórios da Unioeste apresentam proposta sobre biodiversidade

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA), em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), divulgaram no final de 2018 a Chamada Pública 26/2018, Programa paranaense de pesquisas em saneamento ambiental (PPPSA), Fundação Araucária/Sanepar.

Com esta chamada os laboratórios de Ficologia e Ictiologia, Ecologia e Biomonitoramento do Programa de Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) apresentaram a seguinte proposta: Métodos de valoração dos recursos da biodiversidade baseados na caracterização ambiental, espacial e comunidade de bioindicadores em rios urbanos de captação, na região oeste do Paraná, Brasil, sendo o projeto aprovado e contemplado com financiamento de R$ 250.000,00. Equipe envolvida foram duas professoras orientadoras da graduação e pós-graduação da Unioeste, 05 alunos de iniciação científica da Graduação em Ciências Biológicas, 05 alunos do curso de Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais e 02 pesquisadoras de auxílio técnico.

Segundo a Profa. Dra. Norma Catarina Bueno, coordenadora do projeto, o objetivo da proposta aprovada é desenvolver um método de valoração ambiental em rios urbanos de captação da Sanepar, baseados na caracterização ambiental, espacial correlacionados com comunidades bioindicadoras (microalgas e peixes), possibilitando estimar com maior acuracidade o valor que pode ser atribuído à preservação ou conservação dos mananciais. Esta estimativa levará em conta a qualidade da água bem como sua relação com as condições de diferentes ambientes sob o efeito das ações humanas na região oeste do Paraná, Brasil. Segundo a Profa. Dra. Rosilene Luciana Delariva e a Eng. Ambiental Gabriela Medeiros, participantes do projeto, os peixes e as microalgas são bons indicadores de alterações na qualidade dos habitats aquáticos e podem ser incorporados em índices de valoração ambiental uma vez que estas comunidades refletem as condições do uso e ocupação do solo, bem como as ações antrópicas.

Foram selecionados 10 municípios da região oeste do Paraná (Palotina, Toledo, Cascavel, Diamante do Oeste, Itaipulândia, Medianeira, Foz do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Catanduvas e Guaraniaçu). Os pontos amostrados serão selecionados considerando a influência nas estações de captação de água da Sanepar de cada município, visando uma proposta de conservação dos mananciais responsáveis pelo abastecimento da população.

Todas as amostras de microalgas serão depositadas no herbário da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNOP-Algae, Campus Cascavel, vinculado na Rede Brasileira de Herbários e os dados informatizados disponibilizados no speciesLink (www.splink.cria.org.br). Os peixes serão amostrados concomitantemente com as demais variáveis e as microalgas e será feita através da técnica de pesca elétrica e os exemplares serão depositados na coleção do GERPEL/Unioeste (Grupo de Pesquisas em Recursos Pesqueiros e Limnologia) e do Nupélia, Universidade Estadual de Maringá.

Para o desenvolvimento do método de valoração ambiental será considerado uma análise interdisciplinar envolvendo o custo de recuperação de áreas degradadas, o custo de perda de áreas que seriam loteadas, a valorização residencial de propriedades pela ampliação e recuperação de áreas preservadas, e o custo com tratamento químico de água em regiões mais e menos impactadas.

A comparação do custo será baseada de acordo a vulnerabilidade geoambiental correlacionada com a qualidade da água (determinada em cada município com a caracterização de fatores de relevo e ocupação antrópica da área, bem como dados ambientais e das comunidades bioindicadoras).

O modelo desenvolvido será disponibilizado para a Sanepar, podendo ser utilizado futuramente para planejamento de novas estações de tratamento e captação de água, visando melhor qualidade e otimizando os custos com tratamento da empresa.

A Chamada Pública 26/2018, Programa paranaense de pesquisas em saneamento ambiental (PPPSA), Fundação Araucária/Sanepar prevê um prazo de 24 meses para a execução e as quatro propostas aprovadas totalizaram em R$ 730.340,00 de financiamento, de um total global de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), sendo: R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) da Sanepar e R$ 500.000.00 (quinhentos mil reais) da Fundação Araucária. O valor máximo de cada proposta é de até R$ 250.000,00 e a Unioeste foi contemplada com até R$ 250.000,00.

Para o projeto proposto estão previstos uma bolsa de Mestrado (R$ 1.500,00) por 24 meses, uma bolsa de iniciação científica (R$ 400,00) por 24 meses, uma bolsa de apoio técnico (R$ 1.000,00) por 24 meses, além de equipamentos e materiais de consumo necessários para execução do mesmo.

A próxima etapa é a abertura de um edital para selecionar os bolsistas que serão contemplados com bolsas de iniciação científica e apoio técnico, do curso de Ciências Biológicas Bacharelado ou Licenciatura para o período de 12 meses (total 24meses) para atender as diferentes etapas do projeto.

Outro edital a ser aberto é o de apoio técnico com dedicação mínima de 40 horas, valor mensal de R$ 1.100,00 por até 24 meses, para profissional técnico especializado com nível superior para atender as diferentes etapas do projeto.

O edital será divulgado em parceria com o Programa de Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais da Unioeste.

Texto: Ana Cauneto

ertertyjyt