Encontro da Pós-Graduação é realizado na Unioeste

O Ecaps – Encontro de Coordenadores e Assistentes da Pós-Graduação Stricto Sensu, é um evento que há alguns anos vêm sendo efetuado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Hoje (02), na Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o encontro está sendo realizado buscando, principalmente, trazer para os coordenadores e assistentes parâmetros de avaliação da Capes e proporcionar uma melhor qualidade no ensino superior.

IMG 0210 Easy Resize

O pró-reitor da PRPPG, Reginaldo Ferreira Santos, explica a importância desse encontro, principalmente considerando a orientação dada, que permite a verticalização dos cursos, ou seja, um aumento considerável na quantidade de mestrados e doutorados na Unioeste. “Os programas de pós-graduação têm uma grande representatividade dentro da universidade e isso faz com que modifique o entorno da região, principalmente na questão de capacitação para as pessoas”.

Os palestrantes buscam preparar melhor os professores e coordenadores e fazer um quadro mais ilustrativos e intentam mostrar quais são as questões onde serão avaliados. Um dos palestrantes é Luiz Carlos Federizzi, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ex-coordenador de Ciências Agrárias da Capes, atualmente atua no comitê de discussão para a ficha de avaliação dos programas de pós-graduação, e em sua apresentação trouxe a temática da avaliação brasileira e seus contextos, no sistema, história e futuro.

Na ocasião o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff, ressaltou a importância dos programas que permitem a interação entre pesquisa, ensino e extensão, e também a necessidade das políticas públicas trazendo reconhecimento por parte da sociedade: “enquanto estivermos fortes nesses segmentos, cada vez mais nossa universidade será valorizada. Na parte de pós-graduação, os avanços são claros, mas não basta somente criar os cursos, nossa maior preocupação é mantê-los com qualidade”.

Nesse sentido, o coordenador de Programas de Pós-Graduação da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Dr. André Rodacki, em sua palestra, abordou o conjunto da avaliação, as perspectivas do futuro e os principais indicadores dentro da universidade e do Estado do Paraná. “A Unioeste enfrenta alguns desafios, principalmente nesse momento tão difícil e de insegurança que a gente vive por conta do que acontece na instância federal e principalmente nos órgãos de fomento a pós-graduação”, finaliza André.

IMG 0247 Easy Resize