Ministério da Defesa abre inscrições para Operação Yaguaru

READY

O Ministério da Defesa por meio do Departamento de Ensino realizará até 9 de agosto o processo seletivo, nos termos da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, para a escolha das propostas de trabalho formuladas por Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Paraná, para participação na Operação de Janeiro/2020, do Projeto Rondon, intitulada Operação Yaguaru.

A proposta deste edital é que as IES elaborem ações com caráter de extensão que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades, para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias. Essas ações deverão ser direcionadas, prioritariamente, a um público capaz de reproduzi-las e multiplicá-las no seio da comunidade, tornando-as permanentes.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) tem possibilidade de ter 10 propostas aceitas (2 por campus, sendo uma do conjunto A e outra do conjunto B), possibilitando que 80 acadêmicos participem. A seleção dos acadêmicos irá acontecer após o dia 19 de setembro de 2019 e o edital pode ser acessado no endereço https://projetorondon.defesa.gov.br/portal/operacao/convites/id/9731/module/default.

O Projeto Rondon é um projeto de integração Social coordenado pelo Ministério da Defesa, e realizado em parceria com a Unioeste, Governo Estaduais, Prefeituras Municipais e as IES. Tem como missão viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania em municípios de baixo IDH nas diversas regiões do Brasil. A Unioeste participa deste projeto desde 2005, totalizando a participação em 33 operações com 8 alunos e 2 professores cada conjunto de operação

Cadastramento e inscrições

O cadastramento das propostas é realizado pela Pró-reitoria de Extensão, desta forma os professores interessados em participar deste edital devem entrar em contato com a Diretoria de Extensão  e Cultura /PROEX pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., para que a proposta seja cadastrada dentro do prazo estabelecido pelo edital. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ou pelos ramais 5707 ou 3131.