Unioeste promove discussão sobre Análise do Discurso

IMG 9806 Easy Resize

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, está realizando, o IV Seminário Internacional (SINEL) e V Seminário Nacional em Estudos da Linguagem (SNEL). O evento foi uma proposição dos colegiados do curso de graduação em Letras, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Letras, e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível de Mestrado Profissional em Letras – Profletra – da Instituição. O evento segue até esta sexta-feira (14).

A discussão desse encontro é sobre “1969 a 2019 um percurso da/na Análise de Discurso” e o objetivo é abordar a fundamentação teórica/metodológica/analítica da análise de discurso, tomando como ponto de partida a obra “Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux”, que completa 50 anos este ano e foi organizada por Françoise Gadet e Tony Hak, no ano de 1969.

Segundo os coordenadores do Seminário, professor do curso Letras Alexandre Ferrari e da professora Dantielli Assumpção Garcia, esse encontro é bianual e a cada edição, uma linha no programa de pós-graduação do curso de Letras é organizado para o evento. “Já tivemos a temática abordando a Diversidade, sobre o Ensino, e esse ano, o tema é a Análise do discurso”, explicou Dantielli comentando ainda que para promover o Percurso, os preparativos começaram em 2017. “Há dois anos a gente vem fazendo os convites aos professores e também para se pensar a própria programação. Este ano, contou com simpósios, minicursos, mesas-redondas e a conferência comandados por professores de diversas instituições. É um evento que teve a participação de 40 professores de diferentes universidades do País, como a Unicamp, a USP de Ribeirão Preto, Universidade Federal de Alagoas, entre outras e também da Argentina a Universidad de La Plata”.

De acordo com o professor Alexandre, a importância de participar de um evento com este é fundamental, “é importante a participação porque, antes de tudo é um evento que estamos misturando alunos da graduação, de iniciação científica, acadêmicos em fase de conclusão de curso, estudantes de mestrado, de doutorado, e desta forma, estão tendo contato com pesquisadores de renome da área do Brasil e assim eles vão dialogando com eles”.

Lucília Maria Abrahão é professora da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto, realizou o minicurso intitulado Análise de Discurso e Psicanálise e comenta que a experiência na sua perspectiva foi muito satisfatória. “Para mim foi uma alegria enorme, uma satisfação ver um evento desse porte, com uma quantidade de pesquisadores e da qualidade dos trabalhos. É bacana ver aqui em Cascavel, como essas pesquisas estão se desenvolvendo, gerando uma reflexão teórica, analítica, muito consistente, muito marcante sobre os estudos do discurso. Além disso, tendo uma interface com outros campos do saber: a linguística, as ciências sociais, o materialismo midiático e a psicanalise”, finaliza.

IMG 9833 Easy Resize

Texto: Luís Gustavo