Passeio Ciclístico é realizado em Toledo

O campus de Toledo da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) realizou ontem (09) um passeio ciclístico, além dos atendimentos do ‘Unioeste na Comunidade’ no Lago Municipal. A atividade foi uma campanha de divulgação ao SEU – Seminário de Extensão da Unioeste, que tem início na próxima quarta-feira, dia 12.

O diretor do Campus de Toledo, Remi Schorn, explica: “o mais importante do passeio é que ele não é algo artificial. Temos um grupo que tem por hábito sair junto aos domingos e fazer o ciclismo. É uma prática que tem envolvido um grupo significativo de pessoas, e é bom porque divulga o nome da Universidade também e, hoje, como foi já em outros momentos, nós fazemos o passeio como forma de divulgar o SEU, que pra nós é muito importante, por ser aqui no nosso campus”.

Como o ciclismo é uma prática associada à qualidade de vida, a organizadora do SEU, Fabiana Regina Veloso, conta que o objetivo é realmente trazer as atividades que eles desenvolvem com os alunos, com os projetos deles. “O professor Amarildo trouxe o passeio ciclístico, e a professora Adriane trouxe o ISTeja Prevenido, que é um projeto grande desenvolvido há algum tempo com outros colegas e alunos em Cascavel, na área da saúde pra motivar a participação das pessoas não só na atividade de hoje, mas também na atividade da semana que vem”.

A professora Adriane Castro Martinez coordena o projeto ‘Unioeste na Comunidade’ e também o Isteja Prevenido, projetos estes que foram realizados durante o passeio ciclístico. Os projetos existem há algum tempo no campus de Cascavel, e que, atrelados ao ciclismo, trouxe positivos resultados. “Como hoje é um evento ciclístico, voltado pra questão da saúde, da obesidade, a gente trouxe a avaliação do IMC, de hipertensão arterial, e o coletivo Isteja Prevenido, que trabalha com a prevenção das doenças infecto contagiosas”, explica a professora.

O projeto Pedal Unioeste começou na intenção de fazer com que os próprios servidores da Unioeste se conheçam, e que se aproximem da comunidade externa. O projeto veio da iniciativa do professor Amarildo Benvenutti, que reitera a importância dos passeios, para além da atividade física e também entretenimento, relaxamento e oportunidade de conhecer as belezas naturais da região.

fghdsgasd