Evento comemorativo aos 40 anos de criação do ensino superior em Foz do Iguaçu

Nesta quinta-feira (06), no evento comemorativo aos 40 anos de criação do ensino superior em Foz do Iguaçu, realizado no auditório do Campus, o professor Adilson Pasini lançou seu livro que traz um documentário sobre a Facisa, hoje, Unioeste - Foz, garantindo à instituição credibilidade e grandes dimensões.

O objetivo da publicação é registrar a formação histórica com datas e fatos marcantes, com o intuito de manter viva na memória o esforço e o trabalho de vários atores da sociedade iguaçuense que tiveram atuação decisiva na caminhada para criação da faculdade em 1979.

A publicação é o resultado de um processo de pesquisa em documentos e de depoimentos de pessoas que viveram os momentos que marcaram a trajetória do ensino superior em Foz do Iguaçu.

A história que foi iniciada em 1977 com estudos prévios; legalizada, em 1979, com a criação dos dois primeiros cursos, Administração e Ciências Contábeis; concretizada com a primeira formatura, em 1983; implantada a universidade, em 1994, e firmada com sua relevância institucional em 2019.

Nesse evento que comemorou uma data significativa para o Campus, o Professor Pasini falou sobre a construção de um memorial que idealizou e espera que sua edificação seja viabilizada de acordo com a proposta apresentada.

Pasini disse que o objetivo do memorial é imortalizar o esforço e o empenho dos que criaram o ensino superior em Foz do Iguaçu e de todos os que atuaram na instituição nesses 40 anos,  afirmou ainda que o memorial é um registro físico, para ficar no imaginário das pessoas que a quatro décadas atrás existia um grupo de idealizadores que pensava no futuro dos jovens da cidade e dos municípios da região.

uniooo