Assessoria Pedagógica de Beltrão desenvolve projeto de formação continuada

Da necessidade da formação continuada de Professores no Ensino Superior, se estruturou o Projeto “Intervenção e Mediação Didático Pedagógico no Cotidiano da Universidade”, coordenado pela Sueli Ribeiro Comar, assessora pedagógica e professora de política educacional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão.

O projeto visa o debate sobre questões didático-metodológicas, relação professor e aluno, ensino e aprendizagem e saúde emocional do acadêmico. Assim, o público alvo se constitui de professores e acadêmicos, uma vez que as atividades contam com a colaboração dos Centros Acadêmicos, Diretório Central de Estudantes e Atléticas, por meio de ciclo de debates realizados mensalmente com temas variados.  Quanto a consolidação das ações, foi notório uma política permanente de formação continuada de professores no ensino superior prevista no calendário do campus. Especificamente sobre a Formação continuada, três momentos estão previstos em conjunto com Diretores de Centro e Coordenações de curso.

O primeiro momento, que ocorreu de 10 a 15 de abril, foi a apresentação dos dados coletados referentes às demandas dos acadêmicos, dos docentes e a evasão nos últimos quatro anos. Para o segundo semestre, prevista de 19 a 23 de agosto, serão realizadas formações que abordem a relação professor aluno e identidade docente, para atender tanto professores com formação para a Licenciatura quanto para aqueles que não foram formados nesta área. Por fim, o último momento que sucederá na primeira semana de outubro, ocorrerão trocas de experiências ou inovações metodológicas. Tudo isso, com o objetivo de instrumentalizar os professores com aspectos teóricos e práticos, visando a qualidade do ensino e a formação integral dos acadêmicos.
aula 1
 Recepção de alunos 2019