Engenharia Agrícola: Núcleo Experimental  garante teoria e prática no ensino

IMG 8538 Easy ResizeIMG 8559 Easy Resize

neea foto

O Núcleo Experimental de Engenharia Agrícola (NEEA) é um espaço que dá suporte às aulas práticas, ensino e pesquisas, dos cursos de graduação em Engenharia Agrícola e pós-graduação ligados ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel.

Flávio Gurgacz é professor e diretor do NEEA, e fala que um dos benefícios desse espaço para os alunos é que existe a possibilidade de associar teoria e prática. “As características da área são de uma propriedade rural, então eles têm essa proximidade muito grande com a realidade da agricultura regional, isso é, um dos pontos bem fortes da área experimental.”

Ele explica que desde o primeiro ano os alunos são levados até lá para conhecer a área. As práticas no NEEA começam a partir do segundo ano. “Isso ajuda a motivar os alunos, você tira eles da rotina de sala de aula que acaba sendo muito maçante em alguns momentos durante o curso e os leva ao ar livre, isso é bastante importante.”, explica.

Nas atividades de ensino que são desenvolvidas nesse espaço, incluem aulas práticas de máquinas agrícolas, manejo e conservação de solos, tratamento de resíduos, irrigação e fitotecnia. Ainda são produzidos soja, milho, girassol, aveia e adubos verdes.

Dentre as atividades de pesquisa são desenvolvidos trabalhos ligados ao tratamento de resíduos sólidos, teste de cultivares de soja e milho, adubação verde, produção de oleaginosas para bioenergia, cultivo de batata doce, testes com adubação orgânica e química, ensaios com sistemas de irrigação, dentre outras.

Esse espaço existe desde 1980 e possui 16 hectares de área total e 5.5 hectares de cultivo. Além de facilitar o desenvolvimento das relações ensino aprendizagem também beneficia a região. “Os resultados das pesquisas geradas na área experimental contribuem no desenvolvimento regional da agronomia. Outra contribuição é que as atividades práticas contribuem na formação de bons profissionais que vão atuar na região.”

Hoje (04) uma caravana de servidores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel e Reitoria, fará uma visita ao NEEA. O objetivo é apresentar aos servidores dos setores administrativos às atividades que são desenvolvidas em campo, promovendo assim a integração entre os setores da Universidade.