Grupo de Pesquisa discute sobre Sexualidade e Educação

Encontros são realizados pelo menos uma vez ao mês no Campus de Cascavel

O GEPEX - Grupo de Pesquisa sobre Sexualidade e Educação foi criado em dezembro de 2017, no campus de Cascavel.  Neste momento, atuam na coordenação do grupo os professores Alexandre Ferrari e Andréa Martelli. Eles se encontraram quando os dois falavam da mesma temática em seus doutorados. “A partir de então começamos a produzir artigos, palestras, capítulos de livros, encontros e cursos. Nós já trabalhávamos juntos, porém, em 2017, formalizamos esses trabalhos que já estavam sendo feitos”, conta a coordenadora.

O objetivo do grupo é trazer para dentro Universidade, de uma forma mais institucionalizada, pessoas que tenham interesse em discutir a sexualidade e entender melhor todos os movimentos que circulam sobre o tema. Para os coordenadores, a finalidade é trabalhar para que as pessoas possam compreender o outro a partir de um olhar mais carinhoso e menos preconceituoso, buscando todos os padrões que produzem discriminações, violências e crimes de ódios a olharem para essas questões a partir da ciência.

Para participar, o único critério, segundo a professora, é ter vontade de estudar. “Basta ter interesse em discutir sobre sexualidade, gênero e educação, ter vontade de estudar e ler.” Os encontros acontecem uma vez ao mês, das 19h30 às 21horas, na sala 13. O grupo é aberto para quem tiver interesse. “Participam do grupo alunos do ensino fundamental e médio, professores, pessoas de fora da cidade, não é necessário ter vínculo com a Universidade,” ressalta.

Para o professor Ferrari, a experiência de participar do grupo é gratificante. “Nós aprendemos a cada instante, em todos os sentidos. Temos uma característica muito importante, que é ouvir, nesse momento conseguimos aprender com experiências de outras pessoas, o que nos aprofunda ainda mais. Professores e alunos, de diversas áreas, trazem novas informações o tempo todo.”

Texto: Isabela Silva

Logotipo Unioeste