Unioeste realiza Workshop Reino Unido-Brasil em setembro

original

Agência Fundação Araucária do Paraná, a Universidade de York (Reino Unido) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), abrem inscrições para o British Council Researcher Links Workshop, que será realizado entre os dias 09 e 12 de setembro, sendo 9 e 10 aberto ao público e de 09 a 12 aos pesquisadores – no campus de Foz do Iguaçu/PR, organizado pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Proteção e Desastres – CEPED Unioeste. O tema da atual edição é “Financiamento do Desenvolvimento Urbano Resiliente ao Clima”. O prazo de inscrição para pesquisadores vai até 16 de junho.

No período de 9 a 10 de setembro, quando o Whorkshop será aberto ao público, é uma excelente oportunidade para alunos de graduação, gestores dos municípios, e especialmente para os docentes e alunos de mestrado e doutorado, dos cursos que trabalham eixos relacionados à sustentabilidade, conhecerem novos pesquisadores de muitas universidades brasileiras e do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales são integrantes), bem como apresentar artigos frutos de suas pesquisas ou relatos de experiências de caráter inovador e relevantes. O prazo de inscrição de trabalhos será até 15 de julho.

De acordo com a professora da Unioeste e uma das organizadoras do evento, Irene Carniatto, este workshop faz parte da iniciativa Researcher Links, e pretende promover a colaboração de pesquisa entre pesquisadores de início de carreira no Reino Unido e no Brasil nessa área.  Ela explica que o encontro busca fomentar uma rede de pesquisadores para produzir pesquisas inovadoras e orientadas para o impacto, que possam beneficiar as cidades brasileiras e levar à consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “A finalidade disso é criar um impacto positivo, tornando as cidades mais resilientes, inclusivas e sustentáveis, ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade de vida da população urbana, especialmente aquelas que são mais vulneráveis ​​aos impactos climáticos”.

Para o British serão convocados para o evento 20 pesquisadores em início de carreira das universidades do Reino Unido e mais 20 das universidades brasileiras. As despesas de viagem e acomodação serão pagas para os pesquisadores selecionados participarem do workshop. Os candidatos escolhidos deverão ter concluído o doutorado em até 10 anos, ou desejar realizar pós-doutorado em uma das universidades participantes, ser afiliados a uma instituição de ensino superior no Brasil ou no Reino Unido e ter proficiência em inglês.

Essa convocação é voltada especialmente para pesquisadores em início de carreira no Reino Unido e no Brasil, de uma ampla gama de áreas científicas e acadêmicas, a fim de garantir a colaboração interdisciplinar e o pensamento inovador. Com o apoio de acadêmicos estabelecidos dos dois países, o workshop busca contribuir para o desenvolvimento da carreira dos participantes, expandindo seus vínculos internacionais, estimulando diálogos interdisciplinares e criativos, compartilhando conhecimentos, experiências, teorias, metodologias e abordagens.

Os interessados brasileiros em participar devem enviar e-mail para os professores: Irene Carniatto (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.), do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão em Proteção e Desastres - CEPED Unioeste. Pesquisadores do Reino Unido podem enviar para Marco Sakai (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.), da Universidade de York.

Os critérios de escolha são: pesquisadores em início de carreira que tenham um PhD ou experiência de pesquisa equivalente e que não tenham mais de 10 anos de experiência acadêmica ou profissional desde a conclusão do curso; os candidatos também devem ser baseados em uma instituição reconhecida no Reino Unido ou no Brasil e atualmente ocupam uma posição acadêmica ou de pesquisa (temporária ou permanente); os candidatos devem realizar pesquisas interdisciplinares envolvendo (mas não se limitando a) os seguintes campos: economia, finanças, gestão de negócios, engenharia, geografia, sociologia, planejamento urbano, climatologia, ecologia, etc; os candidatos devem se comprometer a participar de todas as atividades do workshop.

Além disso, há critérios para seleção: experiência e relevância da pesquisa do candidato para o workshop; motivação e contribuição para os objetivos do workshop; experiência em engajar-se com múltiplos stakeholders e pesquisas transdisciplinares; capacidade de divulgar os resultados do workshop. Os candidatos serão notificados por e-mail duas semanas após encerrado o prazo.

Inscrição e informações: www.unioeste.br/eventos/cidadesresilientes

Informações para pesquisadores: sites.google.com/view/uk-brazilworkshop/home